terça-feira, 3 de junho de 2014

DIVA: RITA LEE

NASCIDA NA APRAZÍVEL VILA MARIANA, EM SÃO PAULO, NO ÚLTIMO DIA DE 1947, RITA LEE JONES CARVALHO É FILHA DE PAI AMERICANO ("HORRENDO, DENTISTA, MAÇON E UFÓLOGO", NAS PALAVRAS DELA) E DE UMA "MÃE LINDA, CANTORA, QUE COLOCAVA O PIANO NA RUA PARA TOCAR". DAS AULAS DE PIANO PARA FORMAR UM GRUPO NO COLÉGIO FOI UM PULO: A BANDA, SÓ DE GAROTAS, 'TEENAGER SISTERS' É DE 1963! EM 1966, O TRIO 'OS BRUXOS' É REBATIZADO COMO 'OS MUTANTES', CUJA PRIMEIRA E ANTOLÓGICA APRESENTAÇÃO DEU-SE NO FESTIVAL DA RECORD DE 1967, ACOMPANHADO GIL EM 'DOMINGO DO PARQUE'.
CASADA COM ARNALDO BATISTA, RITA GRAVOU SEIS HISTÓRICOS ÁLBUNS COM O GRUPO -ENTRE 1966 E 1972. PARALELAMENTE LANÇOU DOIS ÁLBUNS SOLO: 'BUILD UP' (1970), QUE TRAZ SEU PRIMEIRO GRANDE SUCESSO, A BELA 'JOSÉ', E ' HOJE É O PRIMEIRO DIA DO RESTO DE SUA VIDA'(1972). EXPULSA DO GRUPO, COMPÕE 'MAMÃE NATUREZA' , PONTA PÉ INICIAL DA SUA FASE COM A BANDA TUTTI-FRUTTI - QUE RENDE 4 DISCOS, O ÚLTIMO DELES, 'BABILÔNIA', É DE 1978. DOIS ANOS ANTES, RITA CONHECE E SE APAIXONA PELO GUITARRISTA/PIANISTA CARIOCA ROBERTO DE CARVALHO, DANDO INÍCIO A UMA FRUTÍFERA PARCERIA AMOROSA/MUSICAL QUE CONTABILIZA UMA MEMORÁVEL COLEÇÃO DE HITS E UMA PROLE DE TRÊS GAROTOS. EM 1980, RITA LEE VIRA MANIA NACIONAL COM O ÁLBUM 'LANÇA PERFUME', ARREBATANDO MULTIDÕES EM SHOWS PELOS GINÁSIOS DO PAÍS E DO EXTERIOR.
EM 1991, ELES DECIDEM DAR UM TEMPO NA PARCERIA MUSICAL E RITA INVENTA O FORMATO PRECURSOR DOS SHOWS ACÚSTICOS COMO O INESQUECÍVEL 'BOSSA'N'ROLL': VOZ E VIOLÃO QUE CASAM À PERFEIÇÃO COM SEU TIMBRE VOCAL... EM 1996, OS DOIS OFICIALIZAM A UNIÃO DE 20 ANOS E RETOMAM A PARCERIA COM O 'SANTA RITA DE SAMPA'(1997) -PORQUE, COMO DIZ CAETANO, ELA 'É A PERFEITA TRADUÇÃO' DA CIDADE. SEGUEM-SE OS PLATINADOS 'ACÚSTICO MTV'(1998), 'BOSSA'N'BEATLES' (2001) E 'MTV AO VIVO RITA LEE' (2004).
MULTITALENTOSA COMO POUCOS, RITA LEE TAMBÉM FEZ HUMOR NO RÁDIO('RADIOAMADOR), ESCREVEU LIVROS INFANTIS, FEZ CINEMA ('FOGO E PAIXÃO'(1988), 'DIAS MELHORES VIRÃO'(1989), 'DURVAL DISCOS'(2001) E O CURTA 'TANTA ESTRELA POR AÍ'(1992)-NO QUAL INTERPRETA RAUL SEIXAS E GANHA O PRÊMIO DE MELHOR ATRIZ EM GRAMADO). PERFORMÁTICA E DONA DE UM TIMING PRECISO PARA A COMÉDIA, ESTRÉIA SEU PROGRAMA DE TELEVISÃO EM 1991 -O HILÁRIO 'TVLEEZÃO' EXALA CRIATIVIDADE E SEU DNA É PERCEPTÍVEL EM MUITOS OUTROS PROGRAMAS. OUTRA INVESTIDA INOVADORA:O TALK-SHOW 'MADAME LEE', DE 2005. EM 2007, UM ESPECIAL EM TRÊS EPISÓDIOS FOI PRODUZIDO PELA BISCOITO FINO -"RITA LEE", DE ROBERTO DE OLIVEIRA, PODE SER VISTO NO NETFLIX.
EM 2014, A RAINHA DO ROCK NACIONAL, QUE CONHECEU O INFERNO DAS DROGAS ("SÓ ME SALVEI PORQUE TINHA MEUS MENINOS..."), VIVE UMA APOSENTADORIA DOS PALCOS FOCADA NA NETA DE 7 ANOS. SEUS FAMOSOS TUÍTES VIRARAM LIVRO ILUSTRADO PELO CARTUNISTA LAERTE (VER VIDEO) E SUA VIDA VIROU TEMA DO MUSICAL 'RITA LEE MORA AO LADO', EM CARTAZ EM SÃO PAULO - NO QUAL É INTERPRETADA PELA BELA E TALENTOSA MEL LISBOA. DESNECESSÁRIO DIZER QUE SOU SUPERFÃ DESSA MULHER IRREVERENTE, TALENTOSA E EXTRAORDINÁRIA...SALVE RITA LEE!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário