sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ASTRO: BRUCE SPRINGSTEEN - BORN TO LAST

BRUCE SPRINGSTEEN NASCEU EM 1949 NUMA CIDADE DORMITÓRIO DE NEW JERSEY, ASBURY PARK, FILHO DE UM MOTORISTA DE TÁXI E DE UMA SECRETÁRIA. NÃO FOI UMA VIDA FÁCIL: "NA MINHA CASA, OS OBJETOS MAIS INDESEJÁVEIS ERAM MIHA GUITARRA E EU", DISSE CERTA VEZ. ANTES DE VIRAR CAPAS DAS REVISTAS TIME E NEWSWEEK NA MESMA SEMANA DE 1975, BRUCE ENFRENTOU BARRAS PESADAS. PRA COMEÇAR, AS INEVITÁVEIS COMPARAÇÕES COM BOB DYLAN. AFINAL, SUA VERBOSIDADE, SEU PROTESTO E O FATO DE AMBOS TEREM SIDO DESCOBERTOS PELO MESMO PRODUTOR (JOHN HAMMOND) E DE PERTENCEREM À MESMA GRAVADORA (CBS), INDICAVAM A DUVIDOSA E MORTÍFERA HONRA DE SER O 'NOVO DYLAN'. FELIZMENTE, SPRINGSTEEN É, NA ALMA E NA SONORIDADE, UM ROQUEIRO - E FOI ASSIM QUE APARECEU PARA A GRAVAÇÃO DE 'GREETINGS FROM ASBURY PARK', SEU PRIMEIRO DISCO, DE 1973.
EM 1975 VIRIA 'BORN TO RUN', CONQUISTANDO A AMÉRICA. A FAMA, AS PRESSÕES E O DINHEIRO O PERTUBARAM. MAS SE MANTEVE ÍNTEGRO, PRODUZINDO APENAS UM ÁLBUM A CADA DOIS ANOS. EM COMPENSAÇÃO, CADA LANÇAMENTO VINHA SEMPRE COM UM PERFECCIONISMO IMPRESSIONANTE: CANÇÕES EXATAS, LONGAS LETRAS, UM FUROR DE ENERGIA E CRIATIVIDADE ... TEM SIDO ASSIM DESDE ENTÃO. "BORN IN THE USA' (1984) É RESPONSÁVEL PELA EXPLOSÃO DA POPULARIDADE DO 'THE BOSS'(O APELIDO, DADO POR STEVE VAN ZANDT, REFERENDAVA SEU TALENTO)- EMBORA CLARAMENTE BASEADA NUMA ERRÔNEA INTERPRETAÇÃO DA IRÔNICA CANÇÃO-TÍTULO. TAMBÉM CONTRIBUIU A VISCERAL PARTICIPAÇÃO DO CANTOR NO CLIP 'WE ARE THE WORLD'.
40 ANOS DEPOIS, "OS CONCERTOS DE SPRINGSTEEN SEGUEM A SER A EFETIVAÇÃO DE UM DOS IDEIAIS MAIS ALMEJADOS DO POP: MÚSICAS ABSURDAMENTE POPULARES QUE SÃO, TAMBÉM, 'GREAT ROCK'N'ROOLL'!", NA PRECISA DEFINIÇÃO DA TIME. SÃO SHOWS QUE DEPENDEM DE INTENSIDADE E NÃO DE EFEITOS ESPECIAIS PARA CONTAGIAR E ENCANTAR ATÉ O ÚLTIMO ESPECTADOR NA ÚLTIMA FILEIRA DA ARENA. COMO SE VIU EM SÃO PAULO (VER ESPETÁCULO/SET'13) E NO ROCK IN RIO, DIAS ATRÁS.
BEN STILER, AO INTRODUZIR O HOMENAGEADO NA PREMIAÇÃO ANUAL DO KENNEDY CENTER, DISSE QUE BRUCE SERIA FILHO DA UNIÃO DE BOB DYLAN COM JAMES BROWN, LEMBRANDO, COM SEU HUMOR HABITUAL, QUE NÃO TERIA SIDO FÁCIL: UM CASAL INTERRACIAL E DO MESMO SEXO NAQUELES TEMPOS... A COMBINAÇÃO, CONTUDO, NÃO PODERIA SER MAIS PRECISA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário