quarta-feira, 14 de agosto de 2013

LIVRO: " A MONTANHA MÁGICA" / THOMAS MANN

A INSPIRAÇÃO PARA O ROMANCE SURGIU DE UMA ESTADIA DE THOMAS MANN (1875/1955) EM DAVOS PARA VISITAR SUA ESPOSA ENFERMA. AO ACOMPANHÁ-LA NUM EXAME, É DIAGNOSTICADO COM UMA POSSÍVEL DOENÇA DO PULMÃO. 'POR CAUTELA', O MÉDICO RECOMENDA UMA ESTADIA DE SEIS MESES! "SE TIVESSE SEGUIDO SEU CONSELHO, QUEM SABE, TALVEZ, AINDA ESTARIA LÁ EM CIMA. PREFERI ESCREVER 'A MONTANHA MÁGICA', DISSE O AUTOR. AINDA BEM.
UM DE MEUS LIVROS FAVORITOS, 'A MONTANHA MÁGICA' É SURPREENDENTE. NARRA A HISTÓRIA DE HANS CASTORP, UM JOVEM BURGUÊS ENCARCERADO NOS HÁBITOS E COSTUMES DE SUA CLASSE QUE VAI VISITAR O PRIMO INTERNADO E LÁ ACABA POR PERMANECER POR SETE MESES... ASSUME ENTÃO UMA POSTURA INTELECTUAL EM QUE SE DEBATEM AS QUESTÕES FUNDAMENTAIS FEITAS POR TODO HOMEM QUE SE INTERROGA DIANTE DA VIDA, CONVIVENDO COM INDIVÍDUOS QUE LUTAM ENTRE SI PARA TEREM A PRIMAZIA COMO MENTORES DELE.
SÃO PERSONAGENS FASCINANTES, EM QUE SE CORPORIFICAM, ANTITETICAMENTE, TODAS AS TENDÊNCIAS DO PENSAMENTO HUMANO E CUJO ÚNICO VÍNCULO COMUM É A DOENÇA. JOACHIM ZIEMSSEM,O PRIMO, É UM ASPIRANTE-A-OFICIAL QUE NÃO ACEITA O SEU DESTINO. O MÉDICO BEHRENS, DEFENSOR IMPLACÁVEL DO MATERIALISMO CIENTÍFICO, 'BRINCA' COMO UM CÍNICO COM A VIDA. JÁ SEU ASSISTENTE, DR. KROKOWSKI, CRÊ QUE NENHUM MAL TEM ORIGEM ORGÂNICA -TODOS SÃO FENÔMENOS SECUNDÁRIOS DE CAUSAS PSÍQUICAS. CLAWDIA CHAUCHAT, A PAIXÃO DE CASTORP, É FIGURA FUGIDIA, QUE NÃO SE DEIXA APREENDER NEM CLASSIFICAR -TODA A SUA MORAL CONSISTE EM VIVER SEGUNDO A DISSOLUÇÃO DO SEU PRÓPRIO CORPO. LUDOVICO SETTEMBRINI É O FULGURANTE DEFENSOR DO RACIONALISMO E DO ESPÍRITO DEMOCRÁTICO ILUMINISTA...
O MAGISTRAL LIVRO É, SIMPLESMENTE, O MAIS COMPLETO RETRATO DE UMA VIDA À PROCURA DE UM SENTIDO QUE A EXPLIQUE E JUSTIFIQUE. NADA EXISTE EM SI E POR SI MESMO. O MÍNIMO GESTO INDIVIDUAL SE CONJUGA A UMA INFINIDADE DE AÇÕES E REAÇÕES CUJA EXATA MEDIDA É O PRÓPRIO UNIVERSO HUMANO QUE O MOTIVA,O RECEBE E TRANSFORMA. A SALVAÇÃO DO HOMEM SÓ SE FAZ QUANDO, MESMO (OU SOBRETUDO) FRENTE AO PODER DA MORTE, TODOS OS SEUS ATOS SE CONDICIONAM À BUSCA DA LIBERDADE.
EM TEMPO: TIDO COMO INFILMÁVEL POR SUA COMPLEXIDADE, EM 1982 O DIRETOR HANS GEISSENDORFER CONDESOU-O NUMA VERSÃO DE QUASE CINCO HORAS QUE VIROU SÉRIE DE TV. UMA VERSÃO MAIS ENXUTA, COM METADE DESSE TEMPO, VIROU LONGA-METRAGEM. O RESULTADO, COMO NÃO PODERIA DEIXAR DE SER , APENAS AGUÇA O INTERESSE PELA FONTE ORIGINAL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário