terça-feira, 20 de março de 2012

DIVA: TINA TURNER











COM MAIS DE 200 MILHÕES DE ALBUNS VENDIDOS, TINA TURNER NÃO TEM PLANOS DE VOLTAR AOS PALCOS. AOS 73 ANOS, A DIVA NEGRA, DONA DAS MAIS BELAS PERNAS E DE UMA DAS MAIS POSSANTES VOZES DO SHOW-BIZ, SÓ SE APRESENTA EM EVENTOS ESPECIAIS, MAIS INTIMISTAS -EM DEZEMBRO ÚLTIMO PARTICIPOU DE UM SHOW BENEFICENTE NA ALEMANHA.

SUA ÚLTIMA TURNÊ É DE 2009 E PROMOVIA O ÁLBUM 'TINA LIVE!' DISPONÍVEL EM DVD, REGISTRA O MEMORÁVEL SHOW REALIZADO EM MARÇO DAQUELE ANO NO GELREDOME DE ARNHEIM, NA HOLANDA, PARA UMA PLATÉIA DE 70000 FÃS...

NASCIDA EM 1939 EM NUTBUSH, TENNESSEE, TINA TURNER É O NOME ARTÍSTICO DE ANNA MAE BULLOCK. ELA CONHECEU IKE TURNER EM SAINT LOUIS, EM UM CLUBE FREQUENTADO POR SUA IRMÃ. IMPRESSIONADO COM SUA VOZ, ELE A CONVIDOU PARA CANTAR EM SUA BANDA -O ANO ERA 1958 E, EM 1962, OS DOIS SE CASARAM. O SUCESSO DA DUPLA FOI ABALADO POR CRESCENTES PROBLEMAS NA RELAÇÃO, CAUSADOS PELO USO DE DROGAS POR IKE. MESMO VIVENDO SOB AGRESSÕES FÍSICAS, TINA DECIDIU INICIAR UMA CARREIRA SOLO EM PARALELO À DUPLA.

SEU PRIMEIRO DISCO SAIU EM 1974, IMPULSIONADO PELO SUCESSO DE 'NUTBUSH CITY LIMITS', SUA PRIMEIRA COMPOSIÇÃO. O SEGUNDO DISCO VEIO JUNTO COM O SUCESSO DE SUA PERSONAGEM ACID QUEEN NA ÓPERA-ROCK 'TOMMY', DE 1975. COM O FIM OFICIAL DO CASAMENTO E OS AJUSTES DECORRENTES DELE -ELA MANTEVE O NOME ARTÍSTICO E DISPENSOU O RESTO- TINA FOCOU NA RECUPERAÇÃO DO SUCESSO PERDIDO. QUE VEIO COM AJUDA DE AMIGOS COMO AL GREEN, QUE LHE CEDEU OS DIREITOS PARA CANTAR 'LET'S STAY TOGETHER' E SE SURPREENDEU COM A VERSÃO DE TINA. NO ANO SEGUINTE, OUTRO AMIGO, MARK KNOPFLER, DO DIRE STRAITS, COMPÕE 'PRIVATE DANCER' SOB MEDIDA PARA A DIVA -E O ÁLBUM TORNA-SE UM SUCESSO MUNDIAL. DEPOIS VEIRAM 'BREAK EVERY RULE'(1986), 'FOREIGN AFFAIR'(1989), 'WILDEST DREAM'(1996),E 'TWENTY FOUR SEVEN'(1999). DEZ ANOS DEPOIS SAÍRIA O 'TINA LIVE' (2009).

SUA VIDA MEMORÁVEL VIROU FILME. 'WHAT'S LOVE GOT TO DO WITH IT'(1986), FOI BASEADO NA AUTOBIOGRAFIA BEST-SELLER 'I, TINA', E TEVE ANGELA BASSET COM TINA E LAWRENCE FISHBURNE COMO IKE -AMBOS INDICADOS AO OSCAR PELAS ATUAÇÕES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário