terça-feira, 31 de janeiro de 2012

LIVRO: 'MEMÓRIAS DE ADRIANO' / MARGUERITE YOURCENAR




'MEMÓRIAS DE ADRIANO' FOI PUBLICADO EM 1951 E TORNOU-SE, JUNTAMENTE COM 'OBRA EM NEGRO'(1968) -OUTRO TÍTULO QUE RECOMENDO-, UM DOS MAIORES SUCESSOS DE MARGUERITE YOURCENAR (1903/1987). NELE A ESCRITORA, PRIMEIRA MULHER A INGRESSAR NA ACADEMIA FRANCESA EM 1980 ( A ENTIDADE FOI FUNDADA EM 1635!),EVOLUIU DO ROMANCE TRADICIONAL, ONDE JÁ EXIBIA SEU ESTILO CLARO E RIGOROSO, PARA O ROMANCE HISTÓRICO, CLASSIFICAÇÃO COM A QUAL A AUTORA NÃO CONCORDAVA. DE FATO, AO MERGULHAR NA ANTIGUIDADE, EM BUSCA DO IMPERADOR ADRIANO E DE SUAS CERTEZAS JÁ NO FIM DA VIDA, YOURCENAR NÃO DEIXOU D EINTERPRETAR O QUE SERIA , PARA ELA, A FIGURA DO VELHO IMPERADOR.
- "EU DESCONFIO DO ROMANCE HISTÓRICO", DECLAROU. "SEMPRE QUE ESCREVEMOS, INTERPRETAMOS. NO FUNDO, CREIO QUE SEMPRE QUIS DAR UMA VISÃO DO PASSADO APROXIMADA DO PRESENTE. OU ANTES, COMPARADA, SUPERPOSTA À VISÃO DO PRESENTE. O QUE IMPORTA É CONTAR A HISTÓRIA DE UMA VIDA HUMANA."
E QUE VIDA: ADRIANO FOI O IMPERADOR QUE REINCORPOROU OS CULTOS PAGÃOS, MANDANDO CONSTRUIR BELOS TEMPLOS PARA OS ANTIGOS DEUSES (ENTRE ELES, O PANTEÃO) E DEIFICANDO O JOVEM AMANTE MORTO NAS ÁGUAS DO NILO - A ESCULTURA RETRATA O BEIJO DO VELHO IMPERADOR NO PUPILO. MANDOU CONSTRUIR TAMBÉM A MURALHA, ADRIAN'S WALL, QUE SEPARAVA A INGLATERRA DA ESCÓCIA E A VILLA ADRIANA.
ESPEREMOS QUE O FILME, A SER DIRIGIDO POR JOHN BOORMAN, VIRE UMA REALIDADE - DANIEL CRAIG ME PARECE A ESCOLHA PERFEITA PARA VIVER O EMBLEMÁTICO IMPERADOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário