sábado, 26 de novembro de 2011

DIVA: MARISA MONTE








APÓS UM INTERMINÁVEL HIATO DE CINCO ANOS,MARISA MONTE LANÇA UM NOVO TRABALHO :'O QUE VOCÊ QUER SABER DE VERDADE'. PELO CLIMA DESBRAGADAMENTE ROMÂNTICO, A CRÍTICA TEM CLASSIFICADO O DISCO COMO POPULAR, NUMA RENDIÇÃO AO ESTILO BREGA QUE DOMINA A MPB ATUAL. NAS ÁCIDAS PALAVRAS DA VEJA, ERA COMO SE A CANTORA TIVESSE LANÇADO UM GENÉRICO DE SI MESMA. NA ENTREVISTA COLETIVA FEITA VIA INTERNET, A DIVA CARIOCA DISCORDA: "NÃO TINHA MOTIVO DE FAZER OU NÃO FAZER UM DISCO POPULAR. EU APENAS ESCOLHI AS MÚSICAS COM AS QUAIS EU TIVE MAIS AFINIDADE, QUE ESTAVAM DE ACORDO COM MEU DESEJO NESSE MOMENTO. É UM DISCO SOLAR, QUE FALA DE BEM VIVER, DE APROVEITAR A VIDA. AS MÚSICAS QUE FALAM DE AMOR TAMBÉM RESSALTAM O LADO DE BOM VIVER DO AMOR." DÁ PRÁ DISCORDAR?

ARTISTA NACIONAL COM MAIS DOMÍNIO SOBRE SEU TRABALHO, E COM UMA LEGIÃO DE FÃS QUE JÁ LHE RENDERAM 10 MILHÕES DE CÓPIAS VENDIDAS, ELA NÃO PRECISA SE PAUTAR PELA LÓGICA DO MERCADO. LÓGICA ESSA QUE FOI IGNORADA CINCO ANOS ATRÁS, QUANDO LANÇOU, SIMULTANEAMENTE, DOIS CDS -'INFINITO PARTICULAR' E 'UNIVERSO AO MEU REDOR'.

O NOVO CD TRAZ PARCERIAS ANTIGAS (COM CARLINHOS BROWN E ARNALDO ANTUNES) E NOVAS ( COM O EX-LOS HERMANOS, RODRIGO AMARANTE E O MÚSICO MARCOS JANELI), ALÉM DE DUAS REGRAVAÇÕES: O TANGO 'LENCINHO QUERIDO', SUCESSO DE DALVA DE OLIVEIRA EM 1956 (DESTAQUE PARA O ARRANJO MAGISTRAL), E 'DESCALÇO NO PARQUE'(1964), DE JORGE BENJOR. AINDA NA FASE DE EMBEVECIMENTO, ENTRE AS MÚSICAS QUE MAIS CURTO ESTÃO 'ERA ÓBVIO', 'O QUE VOCÊ QUER SABER DE VERDADE', 'AINDA BEM', 'O QUE SE QUER', 'AMAR ALGUÉM', 'SEJA FELIZ' -ALÉM DO BAIÃO DANADO DE BÃO 'HOJE EU NÃO SAIO NÃO'. COM A PARTICIPAÇÃO DO WALDONYS NO ACORDEON, A MÚSICA É CONTAGIANTE DEMAIS, DÁ VONTADE DE SAIR ARRASTANDO O PÉ, MESMO!

ENVOLVIDA COM A DIVULGAÇÃO DO NOVO TRABALHO ATÉ O FIM DO ANO, AINDA NÃO HÁ DEFINIÇÃO QUANTO A FUTURA TURNÊ. NA VERDADE, A IDÉIA É APOSTAR NA INTERNET: O CD DEIXARIA DE SER NECESSÁRIO E, NUMA RETOMADA DO QUE ERA FEITO NO PASSADO, AS MÚSICAS SERIAM LANÇADAS AO LONGO DO ANO, EM SINGLES -COMO FAZIA CARMEN MIRANDA, POR EXEMPLO. E OS SHOWS PASSARIAM A SER TRANSMITIDOS PELA INTERNET...

Nenhum comentário:

Postar um comentário