quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

LIVRO: " BOM CRIOULO" / ADOLFO CAMINHA




A REPUTAÇÃO DE ADOLFO CAMINHA( 1867/1897) ENTRE SEUS CONTEMPORÂNEOS NÃO ERA DAS MELHORES -'ARROUBADO, BIRRENTO E RANCOROSO', NAS PALAVRAS DE ANTÔNIO SALES. SEUS LIVROS, PRINCIPALMENTE 'A NORMALISTA' E 'BOM CRIOULO', FORAM MOTIVOS DE ESCÂNDALO. LIVROS DE RUPTURA, ESCRITOS NA MELHOR CARTILHA DOS PRINCÍPIOS NATURALISTAS, MAS QUE TRANSCEDERAM OS CACOETES PRÓPRIOS DA ESCOLA E SE FIZERAM OBRAS QUE RESISTEM AO TEMPO.

FOI NA LEITURA DE ZOLA E TAINE QUE CAMINHA ENCONTROU O MODELO QUE IRIA 'CORRIGIR' SEU ROMANTISMO JUVENIL E MARCAR SUA LITERATURA MAIS MADURA. MATURIDADE QUE NÃO CHEGOU A SE DESENVOLVER COMPLETAMENTE -A TUBERCULOSE,IRÔNICAMENTE UMA DOENÇA QUE ERA MARCA REGISTRADA DOS ROMÂNTICOS, CORTOU ABRUPTAMENTE A VIDA DO AUTOR, AOS 30 ANOS!

OBRA CONSIDERADA PRONOGRÁFICA NO SEU TEMPO, COMETIA TRIPLA HERESIA: O PROTAGONISTA, AMARO, ALÉM DE NEGRO, MANTÉM UM CASO DE AMOR HOMOSSEXUAL COM O PEQUENO ALEIXO, BRANCO E DE OLHOS CLAROS. PARA COMPLETAR, CAMINHA UTILIZOU A MARINHA COMO PANO DE FUNDO PARA O ROMANCE PROIBIDO. A CRÍTICA NÃO PERDOOU UMA LITERATURA TÃO VISCERAL - O ANO ERA 1895! PRIMEIRO, 'BOM CRIOULO' COLECIONOU DESAFOROS E DESAFETOS. DEPOIS, FOI PRATICAMENTE VARRIDO DO MAPA DA LITERATURA BRASILEIRA. NO ENTANTO, O TEMPO PROVIDENCIOU OLHARES E LEITURAS MENOS PASSIONAIS, QUE TIRARAM O LIVRO DO LIMBO EM QUE HAVIA SIDO METIDO. A PARTIR DA EDIÇÃO AMERICANA, 'THE BLACK MAN AND THE CABIN BOY', DE 1982,QUE GANHOU O MUNDO, VÁRIOS ESPECIALISTAS RECONHECERAM TRATAR-SE DO PRIMEIRO ROMANCE, EM QUALQUER PAÍS, A ABORDAR O AMOR HOMOSSEXUAL DE FORMA DIRETA. 'A CIDADE E O PILAR', DE GORE VIDAL, POR EXEMPLO, É DE 1948!

TRECHO; "SUA AMIZADE AO GRUMETE NASCERA , DE RESTO, COMO NASCEM TODAS AS GRANDES AFEIÇÕES, INESPERADAMENTE, SEM PRECEDENTES DE ESPÉCIE ALGUMA, NO MOMENTO FATAL EM QUE SEUS OLHOS SE FITARAM PELA PRIMEIRA VEZ. ESSE MOVIMENTO INDEFINÍVEL QUE ACOMETE AO MESMO TEMPO DUAS NATUREZAS DE SEXOS CONTRÁRIOS, DETERMINANDO O DESEJO FISIOLÓGICO DA POSSE MÚTUA, ESSA ATRAÇÃO ANIMAL QUE FAZ O HOMEM ESCRAVO DA MULHER E QUE EM TODAS AS ESPÉCIES IMPULSIONA O MACHO PARA A FÊMEA, SENTIU-A BOM CRIOULO IRRESISTIVELMENTE AO CRUZAR A VISTA PELA PRIMEIRA VEZ COM O GRUMETEZINHO. NUNCA EXPERIMENTARA SEMELHANTE COUSA, NUNCA HOMEM ALGUM OU MULHER PRODUZIRA-LHE TÃO ESQUISITA IMPRESSÃO, DESDE QUE SE CONHECIA! ENTRETANTO, O CERTO É QUE O PEQUENO, UMA CRIANÇA DE QUINZE ANOS, ABALARA TODA A SUA ALMA, DOMINANDO-A, ESCRAVIZANDO-A LOGO, NAQUELE MESMO INSTANTE, COMO A FORÇA MAGNÉTICA DE UM IMÃ."

Nenhum comentário:

Postar um comentário