quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

LIVRO: TCHAIKOVSKI, UMA BIOGRAFIA




PROTEGIDA POR UMA BARREIRA FAMILIAR, MAIS TARDE REFORÇADA PELAS AUTORIDADES SOVIÉTICAS, A VIDA PRIVADA DE PIOTR ILITCH TCHAIKOVSKI PERMANECEU ENVOLVIDA EM MISTÉRIO POR MAIS DE UM SÉCULO. DESCOBRIR O TCHAIKOVSKI OCULTO FOI A TAREFA A QUE SE ENTREGOU ANTHONY HOLDEN EM MINUCIOSAS PESQUISAS EM ARQUIVOS NOS ESTADOS UNIDOS, RÚSSIA E EM DIVERSOS PAÍSES EUROPEUS EM BUSCA DE PROVAS QUE FUNDAMENTASSEM O FINAL TRÁGICO DO COMPOSITOR. A VERSÃO OFICIAL, ACEITA ATÉ HOJE, É DE MORTE ACIDENTAL, JÁ QUE TCHAIKOVSKI TERIA BEBIDO UM COPO DE ÁGUA CONTAMINADA PELO VIBRIÃO DO CÓLERA, UMA EPIDEMIA EM SÃO PETERSBURGO À ÉPOCA. JÁ HOLDEN, COM BASE NA CORRESPONDÊNCIA DO COMPOSITOR, NO ESTUDO DE DEPOIMENTOS DE CONTEMPORÂNEOS E EM DOCUMENTOS LIBERADOS POR ARQUIVOS RUSSOS, VÊ TCHAIKOVSKI COMO UM MÁRTIR GAY, QUE A HOMOFOBIA RUSSA TERIA LEVADO AO SUICÍDIO.
O AUTOR RELATA AVENTURAS EM PARIS, SEU INTERESSE POR RAPAZES, A OBSESSÃO PELO SOBRINHO E A VIDA BOÊMIA EM SÃO PETERSBURGO, ONDE ELE CIRCULAVA EM MEIO A UM CONHECIDO GRUPO DE HOMOSSEXUAIS. NA TENTAIVA DE ABAFAR SUA OPÇÃO SEXUAL, CASOU-SE COM UMA ALUNA DO CONSERVATÓRIO DE MOSCOU MAS O CASAMENTO DUROU APENAS TRÊS SEMANAS, QUANDO ELE TENTOU SE MATAR JOGANDO-SE EM UM RIO GELADO.
TRECHO:"OUTRA SUGESTÃO RECENTE É DE QUE TCHAIKOVSKI PODE MESMO TER CONTRAÍDO CÓLERA-MAS DE FORMA MUITO DIFERENTE DO QUE BEBENDO UM COPO DE ÁGUA NÃO FERVIDA. 'ROTA FECAL-ORAL' É UM EUFEMISMO UTILIZADO PELO DR. VALENTIN POKROVSKY, ESPECIALISTA EM CÓLERA E PRESIDENTE DA ACADEMIA RUSSA DE CIÊNCIAS MÉDICAS, PARA SUGERIR QUE O COMPOSITOR PODE TER-SE EXPOSTO À DOENÇA COMO RESULTADO DE PRÁTICAS SEXUAIS POUCO HIGIÊNICAS COM PROSTITUTOS DA BAIXA SÃO PETERSBURGO"
TCHAIKOVSKY, UMA BIOGRAFIA (ED. RECORD)

Nenhum comentário:

Postar um comentário