segunda-feira, 10 de abril de 2023

DIVA: MICHELLE YEOH / A PRIMEIRA ATRIZ DE ORIGEM ASIÁTICA A GANHAR UM OSCAR


 





















MICHELLE YEOH, 60, É A PRIMEIRA ASIÁTICA A GANHAR O OSCAR DE MELHOR ATRIZ POR 'EVERYTHING EVERYWHERE ALL AT ONCE' (2022) - E A TERCEIRA NÃO-BRANCA, AO LADO DE HALLE BELLY E VIOLA DAVIS, UM FATO QUE DISPENSA COMENTÁRIOS.

TORNOU-SE FAMOSA NOS ANOS 90 AO ESTRELAR UMA SÉRIE DE FILMES FEITOS EM HONG KONG. O RECONHECIMENTO MUNDIAL VIRIA COMO A BOND GIRL DE PIERCE BROSNAN EM '007 - O AMANHÃ NUNCA MORRE' (1997). SEGUIDO DOS BELÍSSIMOS 'O TIGRE E O DRAGÃO' (2000)  - OSCAR DE FILME ESTRANGEIRO - E 'MEMÓRIAS DE UMA GUEIXA' (2005) E DA COMÉDIA 'CRAZY RICH ASIANS' (2018).

NASCIDA NA MALÁSIA, MUDOU-SE PARA A INGLATERRA AOS 15 ANOS, ONDE TENTOU SER BAILARINA CLÁSSICA - SONHO QUE UMA CONTUSÃO NA COLUNA INVALIDOU. EM 1983, DE VOLTA À TERRA NATAL, FOI ELEITA MISS MALÁSIA. UM COMERCIAL DE TV A APROXIMARIA DE JACKIE CHAN - E O RESTO É HISTÓRIA.

A DESTREZA NAS ARTES MARCIAIS, UMA DE SUAS MARCAS CARACTERÍSTICAS, ADVINHA DAS AULAS DE BALÉ. HABILIDADE QUE PODE SER VISTA NA SÉRIE 'THE WITCHER - BLOOD ORIGIN', DA NETFLIX.

O SEU DISCURSO DE AGRADECIMENTO
 NO OSCAR FOI UMA ODE AO EMPODERAMENTO FEMININO E UM PETARDO CONTRA O ETARISMO. A DIVA QUE VEIO DO EXTREMO ORIENTE PROMETE...

Nenhum comentário:

Postar um comentário