DUAS CIDADES SEPARADAS PELO EMBLEMÁTICO RIO SÃO FRANCISCO, PETROLINA (PE) E JUAZEIRO (BA) SÃO A PORTA DE ENTRADA PRA DESBRAVAR A REGIÃO - O AEROPORTO INTERNACIONAL DE PETROLINA É EXEMPLO DA PUJANÇA ECONÔMICA DO VALE, COM A EXPORTAÇÃO DE FRUTAS E O CULTIVO DE UVAS.
PETROLINA CONTA COM ATRAÇÕES COMO A 'CATEDRAL DE PEDRA', IDEALIZADA POR DOM MALAN E CONSAGRADA AO CORAÇÃO DE JESUS. OU A ANTIGA ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DA LESTE BRASILEIRA E O CENTRO DE ARTES ANA DAS CARRANCAS.
JÁ O BODÓDROMO, MAIOR COMPLEXO GASTRONÔMICO AO AR LIVRE DA REGIÃO, HOMENAGEIA UM DOS ANIMAIS MAIS POPULARES DO SERTÃO. PRATOS COM CARNES DE CARNEIRO E BODE SÃO A ATRAÇÃO.
COM NOME ORIGINÁRIO DAS ÁRVORES DE JUÁ, PLANTA SERTANEJA QUE MANTÉM AS FOLHAS DURANTE A SECA, JUAZEIRO É A PERFEITA TRADUÇÃO DA CULTURA RIBEIRINHA - CUJA HISTÓRIA SEGUE PRESERVADA NO MUSEU DO SÃO FRANCISCO. A CIDADE TEM FILHOS ILUSTRES COMO JOÃO GILBERTO E IVETE SANGALO.
AO LONGO DAS ORLAS URBANIZADAS DAS DUAS CIDADES SE DESTACA A PONTE PRES. EURICO GASPAR DUTRA, CUJA CONSTRUÇÃO COMEÇOU EM 1949. CONCEBIDA COM UM TRECHO LEVADIÇO (COMO A DE PORTO ALEGRE), PARA PERMITIR A PASSAGEM DOS BARCOS À VAPOR, PERDEU ESSA CARACTERÍSTICA COM A DUPLICAÇÃO DAS PISTAS EM 2002.
Nenhum comentário:
Postar um comentário