sexta-feira, 18 de outubro de 2019

DIVA DO BRASIL: FERNANDA MONTENEGRO / OS 90 ANOS DE NOSSA ATRIZ-MOR












HÁ 90 ANOS NASCIA EM CAMPINHO, "UM LARGO ENTRE OS BAIRROS DE JACAREPAGUÁ E CASCADURA - NAQUELE TEMPO UM LUGAR COMPLETAMENTE RURAL", ARLETE PINHEIRO DA SILVA, FILHA DE OPERÁRIO E DONA-DE-CASA.

QUE SE TORNARIA NO ÍCONE CULTURAL NACIONAL QUE ATENDE PELO POMPOSO NOME DE FERNANDA MONTENEGRO.  EM POSTAGEM ANTERIOR (DIVA DO BRASIL/JUL'18), RECORREMOS A ANTOLÓGICA ENTREVISTA DADA A PLAYBOY EM NOVEMBRO DE 1993 PARA PINÇAR FALAS QUE JUSTIFICAM TUDO O QUE SE DIZ SOBRE ESSA MULHER EXTRAORDINÁRIA. SEGUEM MAIS ALGUMAS:

"PENSANDO BEM, FERNANDA MONTENEGRO REALMENTE É UM NOME METIDO A BESTA. ACONTECE QUE, QUANDO COMECEI A TRABALHAR COMO LOCUTORA NA RÁDIO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, EM 1949,  EU ESCREVIA ALGUNS TEXTOS RADIOFÔNICOS - E ACHAVA QUE ARLETE PINHEIRO SOSVA MUITO POUCO LITERÁRIO.  AÍ COMEÇARAM A SE CRUZAR ALGUMAS LINHAS. PRIMEIRO, HAVIA O ROMANCE 'O CONDE DE MONTE CRISTO', QUE EU ADORAVA. JÁ FERNANDA, NA ÉPOCA, ERA UM NOME MUITO RARO, CONSIDERADO GRANDE DEMAIS PARA MULHERES. MESMO ASSIM, EU CISMEI. EU, PORÉM, O ACHAVA FORTE; ERA COMO SE ELE CONTIVESSE UM VENDAVAL. PIR FIM, HAVIA O DR. MONTENEGRO, HOMEOPATA DA FAMÍLIA."

"O MUNDO DO RÁDIO E DO TEATRO ERA UMA COISA TÃO FORA DE MIM, OBJETIVAMENTE,, QUE EU CUSTEI A A ACREDITAR QUE PODERIA ENTRAR NELE. ATÉ HOJE ACHO UM POUCO ESTRANHO CONVIVER COM ESSE NOME QUE NÃO É MEU, COM UMA PERSONAGEM QUE NÃO SOU EU. ACHO QUE SOU UM POUCO ESQUIZOFRÊNICA. ATÉ HOJE, A ARLETE PINHEIRO FICA ESPANTADA COM AS COISAS QUE ACONTECEM COM A FERNANDA MONTENEGRO!"

"MEU ENCONTRO COM O FERNANDO FOI MUITO MACIO. NOSSA RELAÇÃO NÃO COMEÇOU COMO AQUELAS PAIXÕES LOUCAS, AVASSALADORAS, QUE DEIXAM AS PESSOAS OBLITERADAS. CONOSCO FOI UMA FOI UMA COISA MUITO QUENTINHA,  ACONCHEGANTE, UMA FLOR QUE FOI CRESCENDO DEVAGAR."

"ELE ERA BONITINHO.  EM COMPENSAÇÃO, SEMPRE FOI UM HOMEM MUITO ENVOLVENTE, SIMPÁTICO, DELICADO. APESAR DE MUITO INTELIGENTE, NUNCA FOI UM DAQUELES TERRORISTAS CULTURAIS, AQUELE TIPO DE PESSOA QUE VIVE DERRUBANDO QUALQUER SABER DAS OUTRAS. O FERNANDO TEM UMA PERSONALIDADE MUITO FORTE SEM SER EXIBIDO. POR ESSAS E OUTRAS, FOI ME GANHANDO, ATÉ WUE NOS APAIXONASSEMOS POR COMPLETO. EM 1953,  NOS CASAMOS."

"QUEM TEM PUDOR QUE TRATE DE NÃO FAZER TEATRO. QUE FIQUE EM CASA COM SEUS PUDORES. NINGUÉM PODE ENTRAR EM UM PROFISSÃO COMO A MINHA PREOCUPADO COM TEMÁTICAS QUE POSSAM CONSPURCA-LO. NÃO DÁ PARA FAZER PERSONAGEM SÓ DA CINTURA PRA CIMA. NA PROFISSÃO DE ATOR VOCÊ NÃO TEM COMO FICAR ESCOLHENDO OS ORIFÍCIOS DO CORPO EM QUE PODE OU NÃO TOCAR!"



Nenhum comentário:

Postar um comentário