terça-feira, 5 de junho de 2018

LIVRO: DIA DOS NAMORADOS | "O MESTRE' BY COLM TÓIBÍN

NASCIDO EM UMA FAMÍLIA CATÓLICA DA IRLANDA RURAL, O ESCRITOR COLIN TÓIBÍN TEM A OBRA PONTUADA POR DOIS TIPOS DA PERSONAGEM: OS GAYS E AS MÃES.
O QUE UNE OS DOIS PÓLOS É A ELEGÂNCIA INQUEBRANTÁVEL: COM SUTILEZA, O ESCRITOR, HOMOSSEXUAL ASSUMIDO, EXPLOROU AS PISTAS DA SUPOSTA VIDA ENRUSTIDA DO ROMANCISTA AMERICANO HENRY JAMES (1843/1916) EM "O MESTRE", DE 2004.
O LIVRO SE INICIA COM UM ACONTECIMENTO DESASTROSO: O FRACASSO DA PEÇA 'GUY DORNVILLE' EM LONDRES, EM JANEIRO DE 1895, VAIADA NA PRESENÇA DO AUTOR. E ACOMPANHA HENRY JAMES AO LONGO DE CINCO ANOS, REGISTRANDO UM PERÍODO DELICADO PARA O AUTOR, QUE SE RETIRA PARA UM EXÍLIO EMOCIONAL.
"O MESTRE" COMPÕE UM RETRATO DE JAMES COMO UM ESCRITOR DIVIDIDO ENTRE A NECESSIDADE PROFUNDA DE ISOLAMENTO E PRIVACIDADE E O TALENTO DE OBSERVADOR DA COMÉDIA HUMANA, COM UMA CAPACIDADE NOTÁVEL DE EXPLORAR AS SUTILEZAS DOS RELACIONAMENTOS SOCIAIS E AMOROSOS - CARACTERÍSTICAS QUE FIZERAM DELE UM DOS MAIS REFINADOS ESCRITORES DE TODOS OS TEMPOS.
COLM TÓIBÍN PRESERVA O MISTÉRIO QUE CERCA A BIOGRAFIA DE JAMES, ESPECIALMENTE DA ESFERA PRIVADA, TRANSFORMANDO-O NUMA PERSONAGEM FASCINANTE PARA AQUELES QUE DESCONHECEM A SUA OBRA E AINDA MAIS ADMIRÁVEL AOS QUE JÁ TIVERAM O PRIVILÉGIO DE LER ALGUNS DOS SEUS 21 ROMANCES E MAIS DE 100 CONTOS E NOVELAS.
O AMBICIOSO E COMOVENTE ROMANCE EXPLORA A SOLIDÃO E A TRISTEZA DE UM HOMEM QUE NUNCA CHEGOU A RESOLVER A SUA IDENTIDADE SEXUAL E CUJAS TENTATIVAS DE INTIMIDADE INEVITAVELMENTE LEVARAM À DESILUSÃO - DELE PRÓPRIO E DAQUELES A QUEM TEM TENTOU AMAR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário