quarta-feira, 3 de maio de 2017

MEMÓRIA: BELCHIOR (1946/2017), O MESTRE CANCIONEIRO INCOMPREENDIDO DO BRASIL

CALOU-SE, NA FRIA MADRUGADA GAÚCHA DE DOMINGO PASSADO, A VOZ DE BELCHIOR. AOS 70 ANOS, ELE ESTAVA VIVENDO RECLUSO NUMA CIDADE DO INTERIOR DO RIO GRANDE DO SUL COM SUA MULHER. VINHA SENDO ASSIM HÁ DEZ ANOS: O CULTO CANTOR E COMPOSITOR DE LETRAS LONGAS, PROFUNDAS E INSTIGANTES PREFERIU "ANDAR SOZINHO", COMO JÁ DIZIA UMA DE SUAS ICÔNICAS CANÇÕES.
ACOLHIDO POR AMIGOS FÃS POR ONDE QUER QUE PASSASSE, O CANTOR CEARENSE NATURAL DE SOBRAL HÁ ANOS NÃO MANTINHA CONTATO COM A FAMÍLIA E AMIGOS. SEU EMPRESÁRIO TINHA UMA AGENDA DE SHOWS PRONTA CASO ELE QUISESSE RETORNAR AOS PALCOS: NUNCA QUIS! NO COMEÇO NEM EMPRESÁRIO TINHA: "ONDE EU CHEGO, TRANSO O SOM, LOCAL, PESSOAS...E CANTO!", ATESTAVA O CANTOR ANDARILHO.
O RAPAZ VINDO DO INTERIOR TINHA 22 IRMÃOS (!) E SURPREENDEU OS COLEGAS DE ESCOLA COM SUA ERUDIÇÃO: SABIA LATIM, TINHA LIDO A BÍBLIA E CLÁSSICOS DA LITERATURA - E GOSTAVA DE ESCREVER. LARGOU O PRESTIGIADO CURSO DE MEDICINA EM FORTALEZA PARA FAZER FILOSOFIA E PASSOU A COMPOR. COM O SUCESSO DE SUA PARCERIA COM FAGNER NA BELÍSSIMA 'MUCURIPE', PARTIU PARA SÃO PAULO PARA TENTAR A SORTE.
MAS AS MÚSICAS QUE ELE COMPUNHA ERAM BOAS DEMAIS PARA O MERCADO MUSICAL BRASILEIRO. ELIS FOI UMA DAS POUCAS ARTISTAS QUE FOI TOCADA PELA FORÇA DE SEUS VERSOS E DEU VOZ - E QUE VOZ!- A ALGUMAS DE SUAS CANÇÕES MAIS CONHECIDAS. VIVESSE NOS ESTADOS UNIDOS, BELCHIOR SERIA REVERENCIADO COMO UM BOB DYLAN. "BELCHIOR NÃO FAZ NADA POR FAZER. NÃO VIVE DE PAETÊS E LANTEJOULAS!", DISSE ELIS SOBRE ELE.
NUM PAÍS COMO O BRASIL, CONTUDO, ONDE A CULTURA É SUBVALORIZADA E A CENA MUSICAL É DOMINADA POR MÚSICAS APELATIVAS E SIMPLÓRIAS, CRIADAS A RODO PARA GERAR CAIXA, ELE CERTAMENTE SE SENTIA UMA AVIS RARA.
IMPOSSÍVEL NÃO MENCIONAR A TOCANTE HOMENAGEM QUE OS FÃS FIZERAM NO SEU FUNERAL - TANTO EM SUA CIDADE NATAL, COMO EM FORTALEZA, ONDE O CORPO FOI SEPULTADO. BELCHIOR FOI CELEBRADO EM SUA PARTIDA DO MODO QUE TODO CANTOR SONHA: COM SUAS MÚSICAS SENDO ENTOADAS PELOS MUITOS ADMIRADORES...

Nenhum comentário:

Postar um comentário