quarta-feira, 26 de outubro de 2016

MÚSICA: BELCHIOR - OS 70 ANOS DO 'RAPAZ LATINOAMERICANO SEM DINHEIRO NO BOLSO'

MUSIC: BELCHIOR - THE 70TH ANNIVERSARY OF A "LATIN AMERICAN BOY WITH PENNYLESS POCKETS"
A CELEBRAÇÃO DOS 70 ANOS DO CANTOR CEARENSE BELCHIOR MOTIVOU O LANÇAMENTO DE UM BOX CONTENDO TRÊS ÁLBUNS: "ALUCINAÇÃO"(1976), "MELODRAMA"(1987) E "ELOGIO DA LOUCURA"(1988). UM BELO PROJETO COM CURADORIA, TEXTOS E PESQUISA DO JORNALISTA RENATO VIEIRA, DO JORNAL O ESTADO DE S. PAULO, QUE LANÇA UMA LUZ SOBRE O ENIGMÁTICO CANTOR/ COMPOSITOR.
E ENIGMÁTICO NÃO É FORÇA DE EXPRESSÃO: O SOBRALENSE PERMANECE EM DESTINO DESCONHECIDO, DISTANTE DOS PALCOS, DOS AMIGOS E DA FAMÍLIA. ANTES DE TORNAR-SE UM REFUGIADO DE SI MESMO, UM FUGITIVO DO PASSADO, BELCHIOR JÁ DIZIA QUE AS COISAS NÃO IAM BEM. HAVIA DOR NO JOVEM DE 29 ANOS QUE ENTRAVA EM ESTÚDIO,EM 1976, PARA FAZER SEU DISCO MAIS ACLAMADO - COMO QUEM COLOCA UMA BALA DE PRATA NO REVÓLVER.
ISSO MESMO APÓS SER GRAVADO E INCENSADO POR ELIS REGINA EM "COMO NOSSOS PAIS" E "VELHA ROUPA COLORIDA" E TER ASSINADO COM A LENDÁRIA GRAVADORA PHILIPS.
" EU TENHO A IMPRESSÃO DE QUE BELCHIOR SABIA QUE 'ALUCINAÇÃO' SERIA SUA ÚLTIMA CHANCE DE DAR CERTO. ELE TINHA VENCIDO O FESTIVAL DA TUPI EM 1971 COM 'NA HORA DO ALMOÇO' E GRAVARA UM COMPACTO EM 1974 QUE NÃO ACONTECEU. FOI ENTÃO QUE ELIS GRAVOU SUAS MÚSICAS E TUDO COMEÇOU A MUDAR", REVELA VIEIRA.
" ELE FEZ ESSES DISCOS COMO SE PINTASSE QUADROS. TUDO TINHA UM CONCEITO", ATESTA O PESQUISADOR. SUA OBRA, UMA GRANDE CRÔNICA URBANA QUE NARRA A SAGA DO BRASILEIRO DO INTERIOR CHEGANDO À CIDADE GRANDE E EXPONDO-SE AOS TRAUMAS DO ULTRACONSUMISMO, NÃO POERIA SER INTERPRETADA POR MAIS NINGUÉM.
NUMA RARA ENTREVISTA AO JORNAL DO BRASIL, O RECLUSO COMPOSITOR DEFINE 'MELODRAMA', LANÇADO ONZE ANOS APÓS 'ALUCINAÇÃO': " O TRABALHO ATUAL TEM RELAÇÃO ESTREITA COM 'ALUCINAÇÃO'. É A CONTINUIDADE, A RETOMADA DE UMA EMOÇÃO TEMÁTICA. NA DÉCADA PASSADA, A GENTE TENDIA MAIS PARA O ÊXTASE, AGORA INCLINA-SE MAIS PARA O HORROR."
AS COMEMORAÇÕES EM TERRAS ALENCARINAS COMEÇARAM NO DIA 07, COM A ABERTURA DO PROJETO BELCHIOR SETE ZERO, COM SHOW DE LÚCIO RICARDO, JORD GUEDES E ERICKSON MENDES, E O LANÇAMENTO DO LIVRO 'PARA BELCHIOR COM AMOR' - QUE TRAZ TEXTOS LITERÁRIOS DE CATORZE AUTORES CEARENSES INSPIRADOS NAS CANÇÕES DO ANIVERSARIANTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário