segunda-feira, 12 de setembro de 2016

ORGULHO GAY: GARCÍA LORCA - OS 80 ANOS DA MORTE DO POETA DA RESISTÊNCIA

GAY PRIDE: GARCÍA LORCA - 80 YEARS OF THE POET OF RESISTENCE'S DEATH
HÁ OITO DÉCADAS, NO DIA 19 DE AGOSTO DE 1936, O POETA E DRAMATURGO FEDERICO GARCÍA LORCA FOI ASSASSINADO POR FALANGES FASCISTAS, EM CIRCUNSTÂNCIAS AINDA HOJE ENVOLTAS EM MISTÉRIO. UMA INVESTIGAÇÃO EM ANDAMENTO DESCOBRIU NOVOS DOCUMENTOS QUE PODEM ESCLARECER O RUMOROSO CASO.
UM INFORME DA CHEFATURA DE POLÍCIA DE GRANADA FORNECE DADOS OFICIAIS DO FRANQUISMO SOBRE SUA PRISÃO E ASSASSINATO. ACUSADO DE SER "SOCIALISTA E MAÇOM", ALÉM DE DADO A "PRÁTICAS DE HOMOSSEXUALISMO, ABERRAÇÃO QUE CHEGOU A SER VOX POPULI (DE CONHECIMENTO GERAL)", LORCA TERIA SIDO DETIDO, CONDUZIDO AO CALABOUÇO E, NA MADRUGADA DO DIA 19, LEVADO DE CARRO ATÉ UM LOCAL CHAMADO FUENTE GRANDE, ONDE FOI "PASSADO PELAS ARMAS", JUNTO A UM PROFESSOR DESCONHECIDO E DOIS ANARQUISTAS. TINHA ENTÃO 38 ANOS.
LORCA NASCEU EM FUENTE VAQUEROS NO DIA 5 DE JUNHO DE 1898 E PARTICIPOU DE UM GRUPO DE POETAS CONHECIDO COMO "GERAÇÃO DE 27" - DO QUAL FAZIAM PARTE NOMES COMO JORGE GUILLÉN E RAFAEL ALBERTI. FOI AMIGO DO CINEASTA LUIS BUÑUEL E DO PINTOR SALVADOR DALÍ, COMO RETRATA O FILME "LITTLE ASSHES"(2009), DE PAUL MORRISON (VER FILME/OUT'15).
AUTOR DE UMA DAS OBRAS MAIS CELEBRADAS DO SÉCULO XX, O POETA ANDALUZ REFLETE A CULTURA DE SUA REGIÃO EM "ROMANCERO GITANO" - QUE DEU-LHE SUCESSO MAS TAMBÉM O RÓTULO DE FOLCLÓRICO - ALGUÉM PROFUNDAMENTE LIGADO ÀS COISAS DA TERRA, AOS COSTUMES E ÀS ARTES POPULARES.
INCOMODADO COM ESSE REDUCIONISMO DE SUA CAPACIDADE CRIATIVA, DECIDIU VIAJAR PARA OS ESTADOS UNIDOS E VIVER ALGUM TEMPO POR LÁ. O LIVRO " POETA EM NOVA YORK", CONTUDO, SÓ SERIA PUBLICADO APÓS SUA MORTE.
CULTO E DE HORIZONTES AMPLOS , TOMAVA ESSES RICOS ELEMENTOS GITANOS COMO PONTOS DE PARTIDA PARA UMA ARTE DE REVERBERAÇÃO UNIVERSAL, REFORÇANDO A OPOSIÇÃO INCONCILIÁVEL ENTRE O MODO DE SER CIGANO E A SOCIEDADE BURGUESA - O QUE EMPRESTA A ESSA POESIA UMA TONALIDADE POLÍTICA.
ALÉM DA POESIA, LORCA CRIOU PEÇAS DE ENORME SUCESSO. "BODAS DE SANGUE"(1933), "YERMA" (1934) E "A CASA DE BERNADA ALBA" (1936) ESTÃO ENTRE OS TEXTOS MAIS ENCENADOS DO TEATRO MUNDIAL. E TAMBÉM FILMADOS: "BODAS DE SANGUE" DEU ORIGEM A DOIS FILMES HOMÔNIMOS: DE EDMUNDO GUIBOURG, EM 1938, E DE CARLOS SAURA, EM 1981. EM 1982 MARIO CAMUS FILMA "A CASA DE BERNADA ALBA" E, EM 1998, PILAR TÁVORA FAZ SUA VERSÃO DE "YERMA".

Nenhum comentário:

Postar um comentário