segunda-feira, 24 de agosto de 2015

LIVRO: A TRILOGIA IMPERIAL DE LAURENTINO GOMES

BOOK: THE IMPERIAL TRILOGY BY LAURENTINO GOMES
ACABEI DE LER '1889', O ÚLTIMO VOLUME DA TRILOGIA DO ESCRITOR E JORNALISTA PARANAENSE LAURENTINO GOMES SOBRE AS TRÊS DATAS FUNDAMENTAIS DA HISTÓRIA BRASILEIRA.
O PRIMEIRO LIVRO, '1808' (2007), FOI DEDICADO À FUGA DA CORTE DE DOM JOÃO PARA O RIO DE JANEIRO, ACOSSADO PELAS TROPAS DE NAPOLEÃO. COMEÇAVA ALI A RÁPIDA E PROFUNDA TRANSFORMAÇÃO DA ANTIGA COLÔNIA PORTUGUESA, CUJO RESULTADO SERIA A INDEPENDÊNCIA - TEMA DO SEGUNDO VOLUME DA SÉRIE, '1822'(2010).
POR 67 ANOS, O BRASIL MANTEVE-SE COMO A ÚNICA MONARQUIA DURADOURA NAS AMÉRICAS, MAS TRATAVA-SE DE UM REGIME CONDENADO PELAS SUAS PRÓPRIAS CONTRADIÇÕES. O IMPERADOR PEDRO II, UM INTELECTUAL RESPEITADO, GOVERNOU UM PAÍS DOMINADO PELA ESCRAVIDÃO, PELO ANALFABETISMO , PELO LATIFÚNDIO E PELO AINDA PERSISTENTE SISTEMA DO TOMA LÁ DÁ CÁ.
A REPÚBLICA CHEGOU IGUALMENTE MARCADA POR INCONGRUÊNCIAS SIMILARES. OS REPUBLICANOS DEFENDIAM O FIM DOS PRIVILÉGIOS DA NOBREZA, A AMPLIAÇÃO DO VOTO POPULAR E A GARANTIA À LIBERDADE DE EXPRESSÃO. O NOVO REGIME NASCEU, PORÉM, DESCOLADO DAS RUAS, MEDIANTE UM GOLPE MILITAR LIDERADO POR UM MARECHAL SIMPATIZANTE DO ANTIGO REGIME.
DESSA FORMA, O BRASIL INAUGUROU UMA PECULIAR REPÚBLICA SEM POVO. A DISTÂNCIA ENTRE OS SONHOS E A REALIDADE BRASILEIRA DAQUELA ÉPOCA É O PANO DE FUNDO DE '1889'. IMPERDÍVEL, COMO SE VÊ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário