terça-feira, 28 de abril de 2015
LIVRO: 'GILBERTO BEM PERTO' / GILBERTO GIL E REGINA ZAPPA
ACABEI DE LER 'GILBERTO BEM PERTO', LIVRO DE MEMÓRIAS QUE CAPTA AS MÚLTIPLAS FACETAS DE MEU CANTOR E COMPOSITOR FAVORITO. ESCRITO PELO PRÓPRIO EM PARCERIA COM A ESCRITORA REGINA ZAPPA (AUTORA DE LIVROS SOBRE CHICO BUARQUE E HUGO CARVANA) E LANÇADO EM 2013 PELA NOVA FRONTEIRA, É RECOMENDADO PARA QUEM SE INTERESSA PELA HISTÓRIA DA MPB. GIL, COMO SE SABE, É UM DE SEUS NOMES MAIS EXPRESSIVOS.
O RELATO COMEÇA PELA INFÂNCIA, PASSANDO PELA RELAÇÃO DELE COM A MÃE CLAUDINA, A DONA COLÓ; ENVEREDA PELO CONTATO COM O PRIMEIRO INSTRUMENTO, UM ACORDEOM, SINTOMÁTICO DA PAIXÃO POR LUIS GONZAGA; E PELA CHEGADA A SALVADOR, ONDE ENCONTRARIA OS PARCEIROS DA TROPICÁLIA.
RECUPERA AINDA DEPOIMENTOS DE GIL SOBRE SEUS QUATRO CASAMENTOS ( COM BELINA DIAS, NANA CAYMMI, SANDRA GADELHA E FLORA GIL), SOBRE OS FESTIVAIS, SOBRE A PRISÃO E O EXÍLIO NA EUROPA DURANTE A DITADURA. FALA SOBRE O SEU RELACIONAMENTO COM OS FILHOS - E SOBRE A TRÁGICA MORTE DE UM DELES, PEDRO, VÍTIMA DE ACIDENTE AUTOMOBILÍSTICO EM 1990. FALA TAMBÉM SOBRE A CARREIRA POLÍTICA - INICIADA COMO VEREADOR SOTEROPOLITANO EM 1988 E CULMINANDO COM O CARGO DE MINISTRO DA CULTURA, ENTRE JANEIRO DE 2003 E JULHO DE 2008.
FECHANDO O PACOTE, O LIVRO TRAZ AINDA CURRÍCULO, DISCOGRAFIA E DEPOIMENTOS DE FAMILIARES, AMIGOS E ADMIRADORES - COMO RITA LEE, JORGE MAUTNER E HERMANO VIANNA.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário