quarta-feira, 8 de outubro de 2014

LIVRO: 'A VELHA ROSA' / REINALDO ARENAS

BOOK: ' A VELHA ROSA ' BY REINALDO ARENAS
'A VELHA ROSA'(1996), DE REINALDO ARENAS (1943/1990) REVELA A CRUELDADE DO REGIME ANTIGAY VIGENTE NA ILHA DOS CASTRO POR MEIO DE UMA PROSA DIGNA DE UM DOS MAIS TALENTOSOS ROMANCISTAS E POETAS DE SUA GERAÇÃO. NO PRIMEIRO CONTO, QUE DÁ NOME AO LIVRO, A VIDA DE UMA MÃE CUBANA DESMORONA QUANDO, DEPOIS DE SURPREENDER O FILHO NA CAMA COM OUTRO RAPAZ, ELA VAI SE ALISTAR NAS FORÇAS REVOLUCIONÁRIAS DE FIDEL.
NO SEGUNDO, 'ARTURO, A ESTRELA MAIS BRILHANTE', ROSA VÊ SEU FILHO PRESO E SUBMETIDO A BRUTALIDADES NUM CAMPO DE CONCENTRAÇÃO PARA HOMOSSEXUAIS, ONDE ELE LUTA CONTRA A LOUCURA ESCREVENDO SOBRE A LIBERDADE. ENTRETANTO, TÃO IMPRESSIONANTE COMO ESSA FICÇÃO É A DEDICATÓRIA FEITA POR ARENAS A UM ESCRITOR AMIGO QUE TENTOU FUGIR DE CUBA SEQUESTRANDO UM AVIÃO E TERMINOU FUZILADO, JUNTO COM SEU COMPANHEIRO POETA DE DE 16 ANOS.
APROVEITANDO O ENSEJO, UMA DICA: BASEADO EM SUA AUTOBIOGRAFIA, 'ANTES QUE ANOITEÇA'(2000), DO CINEASTA JULIAN SCHNABEL, TRAZ JAVIER BARDEM NUMA ESTUPENDA INTERPRETAÇÃO DE ARENAS E É, CLARO, UM FILME IMPERDÍVEL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário