quinta-feira, 21 de agosto de 2014

DIVA: LAUREN BACALL (1924 / 2014)

LAUREN BACALL ESTREOU NO CINEMA EM 1944, APÓS SER INDICADA PELA MULHER DO DIRETOR HOWARD HAWKS AO APARECER NA CAPA DA HARPER'S BAZAAR. O PAPEL ERA DESAFIADOR: ERA TERIA QUE ENCARNAR A LOIRA FATAL QUE SEDUZIA O ASTRO HUMPHREY BOGART -"O ÚNICO TIPO DE MULHER PARA ESTA ESPÉCIE DE HOMEM", PROVOCAVA O TRAILER DO FILME. INEXPERIENTE AOS 19 ANOS, ELA DISFARÇOU A TREMEDEIRA COM UM CIGARRO NA MÃO E DRIBLOU A TIMIDEZ BAIXANDO O QUEIXO E ERGUENDO OS OLHOS.
O FILME ERA 'UMA AVENTURA NA MARTINICA' E AQUELE OLHAR VIROU SUA MARCA REGISTRADA: SE SINATRA ERA 'THE VOICE, BACALL ERA 'THE LOOK'! OLHAR QUE ERA COMPLEMENTADO PELA NÃO MENOS MARCANTE VOZ ROUCA E SENSUAL, PERFEITOS ALIADOS A SUA BELEZA DE TRAÇOS MARCANTES E ALGO ARISTOCRÁTICOS. A FELIZ PARCERIA PROFISSIONAL COM BOGART ENVOLVEU TAMBÉM A VIDA PESSOAL: BACALL E BOGART FORMARAM UM DOS MAIS CELÉBRES CASAIS DO CINEMA, ATÉ A MORTE DO ATOR EM 1957. TIVERAM DOIS FILHOS.
ETERNA SRA.BOGART ("MEU OBITUÁRIO VAI ESTAR CHEIO DE HUMPHREY BOGART. TENHO CERTEZA"), É A PARTIR DE SEU CASAMENTO COM O ATOR JASON ROBARDS QUE A DIVA DOS ANOS 50 CONQUISTA A BROADWAY - 'APPLAUSE'(1970) E 'WOMAN OF THE YEAR'(1981) LHE RENDEM DOIS TONYS. FOI INDICADA AO OSCAR DE MELHOR ATRIZ COADJUVANTE POR 'O ESPELHO TEM DUAS FACES'(1996), NO QUAL INTERPRETAVA A MÃE DE BARBRA STREISAND. GANHARIA UM OSCAR HONORÁRIO EM 2009 - FORAM, AFINAL, MAIS DE 40 FILMES EM UMA CARREIRA DE QUASE SETENTA ANOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário