segunda-feira, 13 de maio de 2013

VIVÊNCIA: JASON COLLINS - PIVÔ DA NBA, NEGRO ... E GAY!

O PIVÔ JASON COLLINS É UM GIGANTE -DENTRO E FORA DAS QUADRAS. COM 2,13 METROS DE ALTURA E PESANDO 115 QUILOS, ELE É UMA DAS PRINCIPAIS ARMAS DO WASHINGTON WIZARD -SEU PORTE LHE PERMITE REALIZAR BLOQUEIOS PERFEITOS E ABRIR ESPAÇO PARA QUE SEUS COMPANHEIROS ARMEM UMA JOGADA CERTEIRA. EM UM TEXTO PRÓPRIO, PUBLICADO PELA SPORTS ILLUSTRATED ELE FOI DIRETO:" SOU UM PIVÔ DE 34 ANOS DA NBA. SOU NEGRO. E SOU GAY."
COLLINS TORNOU-SE, ASSIM, O PRIMEIRO ATLETA MASCULINO, AINDA NA ATIVA EM UM DOS PRINCIPAIS ESPORTES NACIONAIS A SAIR DO ARMÁRIO. BARACK OBAMA TELEFONOU-LHE PARA ELOGIAR-LHE A CORAGEM. DOS COLEGAS, VIERAM MAIS PALAVRAS DE APOIO:"É INCRÍVEL VER TAMANHA CORAGEM DE JASON COLLINS. A FAMÍLIA NBA E EU O APOIAMOS!", TWITOU KOBE BRYANT, ASTRO DO LOS ANGELS LAKERS.TAMBÉM O APOIARAM A PODEROSA NBA, ORGANIZAÇÕES LGBT E EX-TÉCNICOS DO ATLETA. A EX-NOIVA DO JOGADOR, CAROLYN MOOS, DESEJOU-LHE QUE SEJA FELIZ -"EU NÃO FAZIA IDEIA DE QUE ELE ERA GAY", DISSE A PARCEIRA DE OITO ANOS.
O ELOGIO À CORAGEM DE COLLINS SE JUSTIFICA. ESPORTES POPULARES ASSOCIADOS À FORÇA FÍSICA SÃO AMBIENTES TRADICIONALMENTE AVESSOS AOS HOMOSSEXUAIS MASCULINOS. SEMPRE VEM A TONA À SÍNDROME DO VESTIÁRIO -COMO SE NÓS FÔSSEMOS PREDADORES INSACIÁVEIS QUE NÃO PODEM VER UM MACHO NU. GRANDE PARTE DOS QUE SE ASSUMIRAM SÓ O FIZERAM APÓS A APOSENTADORIA -COMO O TAMBÉM PIVÔ JOHN AMAECHI EM 2007. MAIS RECENTEMENTE, EM FEVEREIRO PASSADO, O JOGADOR DE FUTEBOL AMERICANO ROBBIE ROGERS,25, DECLAROU-SE GAY -MAS QUE TAMBÉM ESTAVA PENDURAVA AS CHUTEIRAS... NÃO É FÁCIL, COMO SABEMOS. "IMAGINE QUE VOCÊ ESTÁ NO FORNO, ASSANDO. ALGUNS DE NÓS ACEITAM NOSSA SEXUALIDADE DE IMEDIATO, E ALGUNS PRECISAM DE MAIS TEMPO PARA COZINHAR. EU DEVERIA SABER. ASSEI POR 33 ANOS.", ESCREVEU COLLINS. SEU IRMÃO GÊMEO, JARRON, QUE TAMBÉM JOGA BASQUETE, FICOU SURPRESO AO OUVIR A VERDADE DA BOCA DO IRMÃO. "ESTOU ORGULHOSO EM SAIR DO ARMÁRIO EM 2013, EM VEZ DE 2003. O CLIMA MUDOU, A OPINIÃO PÚBLICA MUDOU. MAS AINDA TEMOS MUITO MAIS POR FAZER.", DISSE COLLINS. COMO SE SABE, OS DIREITOS HOMOSSEXUAIS SÃO TEMA DE GRANDE DEBATE NOS ESTADOS UNIDOS -A SUPREMA CORTE INICIOU, EM MARÇO, SUA ANÁLISE SOBRE A CONSTITUCIONALIDADE DO CASAMENTO GAY...SIM, AINDA TEMOS MUITO POR FAZER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário