quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

TENDÊNCIA: CASAIS GAYS COM FILHOS

COMO SE SABE, O CENSO DE 2010 FOI O PRIMEIRO LEVANTAMENTO DESSE TIPO FEITO NO BRASIL QUE TINHA NO FORMULÁRIO A PERGUNTA SOBRE O SEXO DO CôNJUGE. APESAR DE A RESPOSTA SER OPTATIVA, CERCA DE 68000 PESSOAS (0,18% DOS CASAIS) DECLARARAM TER UM PARCEIRO DO MESMO SEXO. UM ESTUDO DO DEMÓGRAFO PAULISTA REINALDO GREGORI BASEADO NESSES DADOS E DIVULGADO PELA REVISTA VEJA EM NOVEMBRO PASSADO, CONFIRMA UMA DAS MUDANÇAS MAIS NOTÁVEIS DA SOCIEDADE - A NATURALIDADE EM ENCARAR O RELACIONAMENTO ENTRE PESSOAS DO MESMO SEXO. HÁ, AINDA, UM FORTE COMPONENTE DE CLASSE NESSE FENÔMENO: QUANTO MAIS RICAS E MAIS INSTRUÍDAS AS PESSOAS, MAIOR A PROBABILIDADE DE CASAIS GAYS DECLARADOS.
OUTRO DADO APONTADO PELO ESTUDO DIZ RESPEITO A PERCENTAGEM DE CASAIS GAYS COM FILHOS -SÃO 20%, EM COMPARAÇÃO A TAXA DE 16$ VERIFICADA NOS ESTADOS UNIDOS, POR EXEMPLO. A ADOÇÃO É O MEIO MAIS COMUM, EMBORA AS DIFICULDADES SEJAM AINDA MAIORES QUE ÀS ENFRENTADAS POR CASAIS HETEROSSEXUAIS. SEGUNDO UMA PESQUISA DO IBOPE FEITA EM 2011, 55% DOS BRASILEIROS CONSIDERAM IMPRÓPRIA A ADOÇÃO POR GAYS. PREVALECE AINDA A IDEIA QUE OS GAYS SÃO PROMÍSCUOS E PROPENSOS A ABUSAR SEXUALMENTE DAS CRIANÇAS...
DUAS RECENTES DECISÕES DA JUSTIÇA TENDEM A FACILITAR A FORMAÇÃO DE FAMÍLIA POR CASAIS HOMOAFETIVOS. EM 2010, O SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIÇA AUTORIZOU A ADOÇÃO DE UMA MENINA POR UM CASAL DE LÉSBICAS. EM 2011, O STF APROVOU A UNIÃO ESTÁVEL PARA OS HOMOSSEXUAIS -UMA DECISÃO HISTÓRICA QUE, ATUALMENTE, TOMA CONTA DA FRANÇA. APESAR DAS ESTATÍSTICAS MOSTRAREM CRESCIMENTO, ESSE ARRANJO FAMILIAR AINDA É NOVIDADE PARA MUITOS. FAZ PARTE, COMO BEM SABEMOS, DO COTIDIANO DE CASAIS GAYS LIDAR COM ESSAS DOSES DE ESTRANHEZA. NADA QUE O TEMPO NÃO RESOLVA... AFINAL, OS CÃES LADRAM ...E CARAVANA PASSA -COMO DIZ O BELO DITADO ÁRABE.

2 comentários:

  1. Oi meu querido, passei aqui só para te dizer que continuo adorando este blog e te desejar um Ano Novo com muito sucesso e tesão.

    Um beijo forte!

    Ebomsergay

    ResponderExcluir
  2. Fala querido blogeiro. Obrigado! Fico superfeliz com isso e tb de desejo um ano novo maravilhoso -sucesso e tesão inclusos, of course. Tb sigo os seus posts que estão, infelizmente para nós, mais espaçados...

    Um beijão do joão!

    ResponderExcluir