sexta-feira, 21 de setembro de 2012
HOMOAFETIVIDADE: GAYS NA GRÉCIA ANTIGA 5
A HOMOSSEXUALIDADE NA GRÉCIA ANTIGA É UM COMPORTAMENTO RECONHCEIDO (EXCETO NO CASO DOS EFEMINADOS OU PROTISTUTOS), PRATICADO POR MUITOS (MAS NÃO POR TODOS: XENOFONTE, POR EXEMPLO, LHE É DECIDIDAMENTE HOSTIL) E MAIS VALORIZADO, NOS MEIOS ABASTADOS, QUE AS CONQUISTAS FEMININAS.
TAL SITUAÇÃO TRADUZ A POSIÇÃO DESFAVORÁVEL CONCEDIDA ÀS MULHERES NAS CIDADES GREGAS: NENHUM LUGAR LHES É RESERVADO NAS MANISFESTAÇÕES DA VIDA SOCIAL. A MULHER HONESTA É QUE NÃO SE VÊ E ATÉ MESMO CUJO NOME SE IGNORA! OS HOMENS OCUPAM, PORTANTO, TODA A ESFERA DA VIDA PÚBLICA, COM EXCEÇÃO DE ALGUMAS MANIFESTAÇÕES RELIGIOSAS. NOS BANQUETES, SE APARECE ALGUMA MULHER, É UMA DANÇARINA, UMA FLAUTISTA, UMA PROTISTUTA. MAS MESMO ESSA PRESENÇA É RARA: TANTO NA ICONOGRAFIA DOS VASOS ÁTICOS QUANTO NOS TEXTOS, O QUE APARECE EM CENA É UMA SOCIEDADE DE HOMENS. NÃO HÁ MULHERES NO GINÁSIO, NAS TERMAS OU NO ESTÁDIO...
É SABIDO O FASCÍNIO QUE A VIRILIDADE EXERCE SOBRE OS HOMENS, E AS FANTASIAS QUE ELA ALIMENTA, SENDO A HOMOSSEXUALIDADE PARTE INTEGRANTE DO UNIVERSO MASCULINO. DEVIDO ÀS PRESSÕES DO SEU MEIO, ELES A RECALCAM E A DESVIAM PARA OUTROS OBJETOS -OU A ASSUMEM. QUANDO SE ENCONTRAM ENTRE SI, A AUSÊNCIA DE MULHERES-TESTEMUNHAS ABOLE TABUS E LEVANTA AS INTERDIÇÕES. LIVRES DA PRESENÇA FEMININA, HOMENS QUE SE AFIRMAM COMO ESTRITAMENTE HETEROSSEXUAIS CONTEMPLAM, SEM CONSTRANGIMENTO, O CORPO DO OUTRO E SE EXIBEM SEM PUDOR. ELES CEDEM SEM DIFICULDADE À SEDUÇÃO DO CORPO IDÊNTICO E SATISFAZEM LIVREMENTE UMA CURIOSIDADE-FASCÍNIO CUJAS MOTIVAÇÕES APENAS A PSICANÁLISE REVELA.
PROTEGIDOS DO OLHAR DAS MULHERES, OS HOMENS GREGOS SE HABITUARAM A CELEBRAR SEM LIMITE A BELEZA DO CORPO MASCULINO -COMO VEREMOS AQUI EM OUTUBRO.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário