sexta-feira, 13 de julho de 2012

HOMOAFETIVIDADE: GAYS NA GRÉCIA ANTIGA 4

ALÉM DISSO, NÃO SE PODE COLOCAR NO MESMO PLANO COMPORTAMENTOS CODIFICADOS PELAS LEIS, COMO O RAPTO DO ADOLESCENTE POR UM HOMEM ADULTO EM CRETA - COM VIDA COMUM DURANTE ALGUMAS SEMANAS E PRESENTES OBRIGATÓRIOS AO FIM DO 'ESTÁGIO'-E O FATO DE QUE OS JOVENS ESPARTANOS, ATENIENSES E OUTROS SE OFERECIAM A AMANTES DURANTE UM PERÍODO RELATIVAMENTE LONGO DE SUA ADOLESCÊNCIA SEM QUE ISSO FIZESSE PARTE DE UM RITO PRECISO.
ESSES JOVENS NÃO SÃO SOLICITADOS POR UM ÚNICO HOMEM, MAS POR VÁRIOS, SE SUA BELEZA DESPERTA ATRAÇÃO. NO SÉC. V A.C. , O CÉLEBRE AMANTE DE SÓCRATES, ALCIBÍADES, BELO, FORTE E PERTECENTE À UMA FAMÍLIA DE PRESTÍGIO, CONTAVA COM NUMEROSOS ERASTÉS. A CIDADE GREGA, OU PELO MENOS SUAS CLASSES DIRIGENTES, VIVIA NUMA ATMOSFERA DE EROTISMO MASCULINO QUE AJUDA A COMPREENDER OS ASPECTOS SEXUAIS DOS RITOS INICIÁTICOS -MAS OS ULTRAPASSA. EM PRIMEIRO LUGAR, UM ATO SEXUAL NÃO PODE SE REDUZIR À UM RITO: PODEM-SE OFERECER SACRIFÍCIOS AOS DEUSES SEM ACREDITAR NELES MAS NÃO FAZER AMOR SEM DESEJO, AO MENOS DE UM DOS AMANTES. O QUE É CONFIRMADO, SEM AMBIGUIDADE, PELOS TEXTOS E PELAS IMAGENS QUE ILUSTRAM A ATRAÇÃO DOS ERASTÉS POR SEUS EROMÈNOS.
TUDO PROVA QUE AS SOCIEDADES GREGAS NÃO MANIFESTAVAM NENHUMA REPUGNÂNCIA CONFESSADA PELA HOMOSSEXUALIDADE MASCULINA E QUE CULTIVAVAM, DE FORMA PRIVILEGIADA, UMA ATMOSFERA DE MASCULINIDADE FORTEMENTE EROTIZADA. NÃO QUE A GRÉCIA ANTIGA FOSSE O PARAÍSO PERDIDO GAY -OS ATENIENSES NÃO HESITAVAM EM RIDICULARIZAR OS EFEMINADOS ,OS HOMENS QUE CONTINUAVAM A SE OFERECER COMO AMANTES APÓS CERTA IDADE E CONDENAVAM SEM RESERVAS OS QUE SE PROSTITUÍAM.
ENTRETANTO, AS PRÁTICAS HOMOSSEXUAIS FAZIAM PARTE DE SEUS COMPORTAMENTOS SOCIAIS HABITUAIS E NÃO SE LIMITAVAM AOS RITOS INICIÁTICOS DO FIM DA ADOLESCÊNCIA. A RICA POESIA ERÓTICA EM GLÓRIA DOS BELOS RAPAZES, TRANSMITIDAS FIELMENTE PELOS ERUDITOS DESDE A ÉPOCA HELENÍSTICA ATÉ A ÉPOCA BIZANTINA NÃO É, EM ABSOLUTO, UMA LITERATURA CLANDESTINA. E AS IMAGENS QUE ORNAMENTAM OS VASOS ÁTICOS ESTÃO REPLETAS DE CENAS QUE EXALTAM AMORES MASCULINOS, SEM COMPLACÊNCIA, SEM AMBIGUIDADE.
HÁ POUCOS CIDADÃOS PROEMINENTES QUE NÃO SEJAM RECONHECIDOS COMO AMANTES/EROMÈNOS EM SUA JUVENTUDE E COMO ERASTÉS, QUANDO ADULTOS. LONGE DE CONSTITUÍREM CRÔNICAS MALICIOSAS OU ESCANDALOSAS, TRATAVA-SE DE MODO DE VALORIZAÇÃO DO INDIVÍDUO, DE SUA NOBREZA, VIRTUDE E MÉRITOS. COMO EXALTAR MELHOR O VALOR DO HOMEM DE ESTADO ATENIENSE PISÍSTRATO (SEC 6 A.C.)SENÃO MOSTRANDO-O COMO AMANTE DE SÓLON, O CÉLEBRE LEGISLADOR? E, VOLTANDO À SÓCRATES E ALCIBÍADES, O QUE CAUSAVA ESPANTO ERAM OS CONTRASTES ,DE BELEZA E DE CLASSE SOCIAL. UM CASAL ESCANDALOSO PORQUE DESIGUAL MAS NÃO ILÍCITO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário