sábado, 10 de março de 2012
HOMOAFETIVIDADE: HOMENS NÃO CONHECEM A SI PRÓPRIOS
" CARENTE DE AUTO-IMAGEM DENTRO DE CASA, O MACHO VAI INEVITAVELMENTE BUSCAR OS SEUS IGUAIS, PARA ESPELHAR-SE EM OUTROS FALOS E NELES ENCONTRAR SUA IDENTIDADE. A EXTREMA CURIOSIDADE E AS EXPERIÊNCIAS, COMUNS ENTRE ADOLESCENTES HETERO E HOMO, DE COMPARAR O TAMANHO DO PÊNIS UNS DOS OUTROS -OU AS FAMOSAS APOSTAS PARA VER QUEM EJACULA MAIS LONGE, COMO FANTASIA DE MAIOR POTÊNCIA SEXUAL- SÃO, ANTES DE TUDO, CÂNDIDAS TENTATIVAS DE BUSCA DE IDENTIDADE MASCULINA ATRAVÉS DO OUTRO MACHO.
ESSA BUSCA, QUE LEVA O JOVEM HOMEM A SAIR IRREMEDIAVELMENTE DE CASA, REPETE AS INVESTIDAS EXTERNAS DE SEU PAI E DE SEU AVÔ. MESMO DEPOIS DE CASADO, ELE CONTINUARÁ DANDO SUAS ESCAPADAS. NÃO POR EXCESSO DE CONFIANÇA, COMO SE PREDICA, MAS POR ABSOLUTA INSATISFAÇÃO, ESTARÁ SEMPRE BUSCANDO LOCAIS FREQUENTADOS POR HOMENS -ENTRE ELES OS BARES E ESTÁDIOS, ONDE SE EXPERIMENTAM SENSAÇÕES 'VIRIS' E SE CONVERSAM ASSUNTOS MASCULINOS: ESPORTES, PROFISSÃO E, SOBRETUDO, MULHERES.
IRONICAMENTE, NOS AMBIENTES MASCULINOS HETEROSSEXUAIS, QUASE TODA A RELAÇÃO MAIS ÍNTIMA DE CAMARADAGEM É MEDIADA PELO TEMA MULHER, OU SEJA, O OUTRO -QUE É A AOUTRA. AINDA QUANDO PROCURA A SI MESMO, NO HORIZONTE O HOMEM SÓ CONSEGUE VISUALIZAR O SEU OPOSTO -SINAL INEQUÍVOCO DE DEPENDÊNCIA E INCOMPLETUDE. NA VERDADE, O MACHO HUMANO NÃO SABE FALAR DE SI MESMO: A INTIMIDADE NÃO FAZ PARTE DO 'MUNDO MASCULINO', TAL COMO CULTURALMENTE CONSTITUÍDO."
(BELO TEXTO DE JOÃO SILVÉRIO TREVISAN, PUBLICADO EM O POVO, 7/10/1995)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário