quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

ARTE: EXPOSIÇÃO DIFERENÇA E DESEJO EM NOVA YORK
















DEPOIS DE CAUSAR CERTA CELEUMA NA NATIONAL PORTRAIT GALLERY DE WASHINGTON, A MAIOR MOSTRA JÁ REALIZADA COM FOCO EM TEMAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NA ARTE RETRATISTA AMERICANA MODERNA, 'HIDE/SEEK: DIFFERENCE AND DESIRE IN AMERICAN PORTRAITURE' CHEGA À NOVA YORK -MAIS PRECISAMENTE AO THE BROOKLYN MUSEUM, ONDE ESTARÁ ABERTA AO PÚBLICO ATÉ 12 DE FEVEREIRO DE 2012. A MOSTRA CONTA COM MAIS DE UMA CENTENA DE TRABALHOS NOS MAIS VARIADOS SUPORTES : PINTURAS, FOTOGRAFIAS, TRABALHOS EM PAPEL, FILMES E INSTALAÇÕES ARTÍSTICAS -E CONCENTRA-SE NO SUBDOCUMENTADO PAPEL DA IDENTIDADE SEXUAL NO DESENVOLVIMENTO DA ARTE MODERNA, REVELANDO A CONTRIBUIÇÃO DE ARTISTAS GAYS E LÉSBICAS.

COMEÇANDO COM AS PINTURAS REALISTAS DE THOMAS EAKINS (VER POSTAGENS SOBRE A ARTE GAY PRÉ-TOM OF FINLAND), A EXIBIÇÃO TRAZ PEÇAS DE FIGURAS CANÔNICAS DA ARTE AMERICANA -INCLUINDO GEORGE BELLOWS, MARSDEN HARTLEY, ALICE NEEL E BERENICE ABBOTT -JUNTAMENTE COM TRABALHOS DE TEMÁTICA GAY/LÉSBICA DE ARTISTAS COMO JESS COLLINS E TEE CORINNE.

A MOSTRA APRESENTA TAMBÉM AS RESPOSTAS ARTÍSTICAS À EVENTOS COMO A REBELIÃO DE STONEWALL EM 1969, A EPIDEMIA DE AIDS E À TEMAS PÓS-MODERNOS DE IDENTIDADE, COM PEÇAS DE ARTISTAS COMO A.A. BRONSON, FELIX GONZALEZ-TORRES E ANNIE LEIBOVITZ. MAIS QUE SIMPLESMENTE DOCUMENTAR UMA SUBCULTURA FREQUENTEMENTE RELEGADA ÀS MARGENS DA ARTE OFICIAL, HIDE/SEEK OFERECE UMA VISÃO PANORÂMICA ÚNICA DOS ÚLTIMOS CEM ANOS DA ARTE AMERICANA, LEVANDO À UM ENTENDIMENTO MAIS INCLUSIVO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICA DO PERÍODO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário