segunda-feira, 5 de setembro de 2011

ARTE: EROTISMO PRÉ-TOM OF FINLAND










TOM OF FINLAND É O MAIS FAMOSO ARTISTA ERÓTICO GAY DO SÉCULO 20 MAS, PAVIMENTANDO O CAMINHO PARA O SURGIMENTO DE SUA ARTE ICÔNICA, ESTAVA UM GRUPO DE ARTISTAS CUJA PRODUÇÃO MAIS SÚTIL, CODIFICADA, PERMITIU DRIBLAREM A CENSURA.

AS PRIMEIRAS COLABORAÇÕES DE TOM PARA A REVISTA GAY UNDERGROUND 'PHYSIQUE PICTORIAL' DATAM DE 1956. ANTES, DURANTE A PRIMEIRA METADE DO SÉCULO PASSADO, O USUAL ERA A PROIBIÇÃO OU, MESMO, A DESTRUIÇÃO DOS TRABALHOS MAIS OUSADOS. THOMAS EAKINS (1844/1916) FOI UM DESSE PRECURSORES -UM REALISTA DO ÍNICIO DO SÉCULO CUJA FAMA DE LIBERTINO BISSEXUAL GEROU ESCÂNDALOS QUE QUASE ECLIPSARAM SUA REPUTAÇÃO ARTÍSTICA. SÃO DELE A TELA 'SALUTAT'(1898), QUE RETRATA UMA LUTA DE BOXE; E 'WRESTLERS'(1899).

J. C. LEYENDECKER (1874/1951) FOI O ILUSTRADOR DO 'THE EVENING SATURDAY POST' -DAS 400 CAPAS PRODUZIDAS PELO ARTISTA, 322 FORAM PARA O POST ( COMO AS CAPAS DE THANKSGIVING DE 1928). ELE TAMBÉM DESENHOU POSTERS PARA O EXÉRCITO AMERICANO E PARA EMPRESAS DE MODA MASCULINA. SUAS LUCRATIVAS COMISSÕES PERMITIRAM UM HEDONÍSTICO ESTILO DE VIDA AO LADO DE SEU AMANTE E MODELO FAVORITO, CHARLES BEACH.

MARSDEN HARTLEY (1877/1943): APÓS UMA INFÂNCIA DIFÍCIL, HARTLEY TEVE A SORTE DE ESTUDAR NA ESCOLA DE WILLIAM MERRIT CHASE. A AMIZADE COM ALFRED STEIGLITZ FOI UM TURNING POINT EM SUA VIDA -E MARCA SUA PRIMEIRA EXPOSIÇÃO, EM 1912. EM 1914, APÓS PASSAR UM TEMPO COM GERTRUDE STEIN EM PARIS, DESEMBARCA NA BERLIN DA ERA WEIMAR, UMA CIDADE MARCADA PELA LIVRE EXPRESSÃO SEXUAL PARA HOMENS E MULHERES GAYS. SEU CASO COM UM OFICIAL PRUSSIANO INFLUENCIARIA SEU TRABALHO FUTURO ...
(FONTE: REVISTA THE ADVOCATE)

Nenhum comentário:

Postar um comentário