segunda-feira, 10 de janeiro de 2011
POESIA: PARALELOS ENTRE PESSOA E KAVÁFIS
CONTEMPORÂNEOS DE GERAÇÕES DIFERENTES, FERNANDO PESSOA (1888/1935) E KONSTANTINOS P. KAVÁFIS (1863/1933) APRESENTAM ALGUNS PARALELOS PASSÍVEIS DE SEREM EXPLORADOS: A VIDA DE AMBOS EM COLÔNIAS INGLESAS NA ÁFRICA EM ÉPOCAS APROXIMADAMENTE SIMILARES, O FATO DE AMBOS TEREM SE TORNADO CONHECIDOS DO PÚBLICO APÓS SUAS MORTES (PESSOA PUBLICOU UM ÚNICO LIVRO ENQUANTO VIVO, ENQUANTO KAVÁFIS NEM ISSO -PASSOU TODA A VIDA ESCREVENDO E REESCREVENDO, BURILANDO A EXAUSTÃO, OS 154 POEMAS QUE COMPÕEM SUA OBRA COMPLETA, MANDANDO IMPRIMIR PARA DISTRIBUIÇÃO ENTRE AMIGOS E UM CÍRCULO RESTRITO DE ADMIRADORES, NUM ESQUEMA DE DIVULGAÇÃO QUE LEMBRA AQUELE UTILIZADO PELOS CORDELISTAS.), A LIMITAÇÃO IMPOSTA AOS DOIS PELO POUCO ALCANCE DE SUAS LÍNGUAS MATERNAS, A VISÃO DESENCANTADA DAS COISAS -À UM SÓ TEMPO NOSTÁLGICA E IRÔNICA -QUE OS TORNA CONTINUADORES DO DECANDENTISMO SIMBOLISTA, ALÉM DO AMOR HOMOSSEXUAL FOCALIZADO PELAS DUAS POESIAS.
EMBORA KAVÁFIS AFIRME TER-SE 'LIBERTADO' DOS PRECONCEITOS CONTRA O HOMOSSEXUALISMO, NEM POR ISSO DEIXOU JAMAIS DE SENTIR-LHES A OPRESSÃO NEM DE SOFRER O DIFUSO SENTIMENTO DE CULPA POR ELES DIRETAMENTE GERADOS. AO CONTRÁRIO DO POETA PORTUGUÊS, QUE PROCURA CIFRAR SEU DESEJO RESERVANDO À LÍNGUA INGLESA SUA PRODUÇÃO ACENTUADAMENTE HOMOSSEXUAL, O GREGO NÃO SÓ NÃO TEME NOMEÁ-LO, COMO DEIXA CLARO A IMPORTÂNCIA QUE TEM EM SEU TRABALHO. SENÃO VEJAMOS:
" O PRAZER PROIBIDO CONSUMOU-SE.
ELES SE ERGUEM DO LEITO E, SEM FALAR-SE,
VESTEM-SE À PRESSA.
SAEM DA CASA EM SEPARADO, ÀS ESCONDIDAS; VÃO-SE
UM TANTO INQUIETOS PELA RUA, COMO SE
TEMESSEM QUE ALGO NELES REVELASSE
EM QUE ESPÉCIE DE LEITO POSSUÍRAM-SE.
MAS, DO ARTISTA, COMO A VIDA SE ENRIQUECE!
AMANHÃ, NO OUTRO DIA, ANOS DEPOIS, SERÃO ESCRITOS
OS VERSOS FORTES QUE AQUI TÊM SUA ORIGEM."
('A ORIGEM', KONSTANTINOS KAVÁFIS)
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