sábado, 13 de novembro de 2010

POESIA: 75 ANOS SEM FERNANDO PESSOA






HÁ EXTAOS 75 ANOS, MORRIA, EM LISBOA, FERNANDO PESSOA (1888/1935), CUJA OBRA, POR SUA COMPLEXIDADE E BELEZA, DEU NOVO SENTIDO E NOVO PESO À LITERATURA EM LÍNGUA PORTUGUESA. FALAR DESSE POETA E DESSA OBRA EQUIVALE A MERGULHAR NUM ATORDOANTE LABIRINTO DE ESPELHOS. O QUE É PREVISÍVEL, QUANDO SE LÊ O QUE ELE MESMO DISSE EM CARTA A JOÃO GASPAR SIMÕES : "O ESTUDO A MEU RESPEITO, QUE PECA SÓ POR SE BASEAR, COMO VERDADEIROS, EM DADOS QUE SÃO FALSOS POR EU, ARTISTICAMENTE, NÃO SABER SENÃO MENTIR."EM SEU CASO. PORÉM, A DIFICULDADE ESTÁ NA LEITURA DA OBRA DE UM AUTOR CUJA VIDA PARECE SE RESUMIR À PRÓPRIA OBRA E QUE, AO MESMO TEMPO, PÕE EM DÚVIDA A CADA MOMENTO A SUA EXISTÊNCIA COMO GENTE E COMO AUTOR DA OBRA. ASSIM ABRE DIANTE DE NÓS UM LABIRINTO DE DÚVIDAS E SIMULAÇÕES: "A ORIGEM MENTAL DOS MEUS HETERÔNIMOS ESTÁ NA MINHA TENDÊNCIA ORGÂNICA PARA A DESPERSONALIZAÇÃO E PARA A SIMULAÇÃO." OU ENTÃO:"EU SOU A SENSAÇÃO MINHA. PORTANTO, NEM DA MINHA PRÓPRIA EXIST~ENCIA ESTOU CERTO". OU AINDA:" SE ALGUMA VEZ SOU COERENTE, É APENAS COMO INCOERÊNCIA SAÍDA DA INCOERÊNCIA."
MAS HÁ OUTRO DADO A ACRESCENTAR: O HOMOSSEXUALISMO IRREALIZADO DO AUTOR. SEGUNDO ELE PRÓPRIO: "NÃO ENCONTRO DIFICULDADE EM DEFINIR-ME: SOU UM TEMPERAMENTO FEMININO COM UMA INTELIGÊNCIA MASCULINA. A MINHA SENSIBILIDADE E OS MOVIMENTOS QUE DELA PROCEDEM, E É NISSO QUE CONSISTEM O TEMPERAMENTO E A SUA EXPRESSÃO, SÃO DE MULHER. AS MINHAS FACULDADES DE RELAÇÃO -A INTELIGÊNCIA E A VONTADE, QUE É A INTELIGÊNCIA DO IMPULSO - SÃO DE HOMEM." ADIANTE ELE DIZ:" RECONHEÇO SEM ILUSÃO A NATUREZA DO FENÔMENO. E UMA INVERSÃO SEXUAL FRUSTE. PÁRA NO ESPÍRITO... SEMPRE, PORÉM, NOS MOMENTOS DE MEDITAÇÃO SOBRE MIM, ME INQUIETOU, NÃO TIVE NUNCA A CERTEZA, NEM A TENHO AINDA, DE QUE ESSA DISPOSIÇÃO DO TEMPERAMENTO NÃO PUDESSE UM DIA DESCER-ME AO CORPO. NÃO DIGO QUE PRATICASSE ENTÃO A SEXUALIDADE CORRESPONDENTE A ESSE IMPULSO; MAS BASTAVA O DESEJO PARA ME HUMILHAR." SERIA DESCABIDO IMAGINAR QUE, DIANTE DESSA AMEAÇA, DIANTE DESSE CORPO QUE PODERIA , A QUALQUER MOMENTO, TRAÍ-LO, QUE PESSOA DECIDISSE NÃO VIVER, REDUZIR SUA VIDA À VIDA DA INTELIGÊNCIA E, ASSIM, ESCAPAR À POSSIBILIDADE DE TORNAR-SE HOMOSSEXUAL? NÃO SERIA ESSA DIVISÃO INTERIOR -UM HOMEM E UMA MULHER NA MESMA PESSOA- O ÍNICIO DE SUA DESPERSONALIZAÇÃO? A NECESSIDADE DE OCULTAR ESSE IMPULSO NÃO SERIA A PRIMEIRA SIMULAÇÃO QUE O LEVARIA A TANTAS OUTRAS SIMULAÇÕES?
O FATO É QUE FERNANDO PESSOA ESTÁ MAIS VIVO EM NOSSA MENTE QUE SEUS HETERÔNIMOS (FENÔMENTO ÚNICO NA HISTÓRIA DA LITERATURA) PORQUE DELE TEMOS UM CONHECIMENTO DRAMÁTICO. ELE -E NÃO ALBERTO CAEIRO, ÁLVARO DE CAMPOS E RICARDO REIS- É QUE É O PERSONAGEM COM HISTÓRIA E DRAMA. ELE É QUE, AOS CINCO ANOS, PERDE O PAI; SEIS MESES DEPOIS, PERDE O IRMÃO E,EM MENOS DE DOIS ANOS, GANHA UM PADASTRO; ELE É QUE VÊ MORRER A AVÓ, LOUCA -E TEME ELE PRÓPRIO ENLOUQUECER; ELE É QUE, DESDE CEDO, PERCEBE QUE NÃO CONSEGUE VIVER; ELE É QUE SE SENTE COMO INEXISTENTE, COM UMA PASSIVIDADE QUE QUASE NADA PODE, A NÃO SER SE MULTIPLICAR EM PERSONAGENS FICTÍCIOS; ELE É QUE, HOMOSSEXUAL QUE NÃO SE ACEITA, DESISTE DE QUALQUER VIDA SEXUAL; ELE É QUE CONHECE A SOLIDÃO E O VAZIO; ELE É QUE CONHECE "A AMRGURA ESSENCIAL DESTA VIDA ESTRANHA À VIDA HUMANA -VIDA EM QUE NADA SE PASSA, SALVO NA CONSCIÊNCIA DELA" E QUE, POR ISSO, INVEJA O HOMEM COMUM, NORMAL, 'QUE SENTE CANSAÇO EM VEZ DE TÉDIO E QUE SOFRE EM VEZ DE SUPOR QUE SOFRE'. PODE-SE QUESTIONAR SE FERNANDO PESSOA ERA UM POETA DRAMÁTICO, COMO ELE SE DEFINIU, MAS UM PERSONAGEM DRAMÁTICO -ISSO ELE O FOI SEGURAMENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário