quinta-feira, 23 de setembro de 2010

LIVRO: ' BROKEBACK MOUNTAIN' / ANNIE PROULX



O CONTO DE ANNIE PROULX QUE FOI ORIGINALMENTE PUBLICADO PELA NEW YORKER E QUE VIROU O SOBERBO FILME DE ANG LEE, FOI PUBLICADO NO BRASIL PELA EDITORA INTRÍNSECA NUMA BELA EDIÇÃO DE CAPA DURA. O TRECHO EM DESTAQUE NARRA A PRIMEIRA VEZ DE ENNIS E JACK NO ACONCHEGO DE UMA CABANA NO ALTO DE BROKEBACK MOUNTAIN ...

" MAS CAMBALEOU EMBAIXO DA LONA, TIROU AS BOTAS, RONCOU UM POUCO NO PANO DO CHÃO, ACORDOU JACK COM O BARULHO DO SEU QUEIXO BATENDO.

- CARAMBA, PÁRA DE MARTELAR E VEM CÁ. O COLCHÃO É GRANDE -DISSE JACK COM UMA VOZ IRRITADIÇA E SONOLENTA.
ERA GRANDE E QUENTE O SUFICIENTE, E EM POUCO TEMPO ELES APROFUNDARAM CONSIDERAVELMENTE A INTIMIDADE. ENNIS ANDAVA A TODA EM TODAS AS ESTRADAS, ESTIVESSE CONSERTANDO UMA CERCA OU GASTANDO DINHEIRO. E NÃO QUERIA NADA DISSO QUANDO JACK PEGOU A MÃO ESQUERDA DELE E LEVOU-A ATÉ O PRÓPRIO PAU ENRIJECIDO. ENNIS RETIROU A MÃO DEPRESSA COMO SE TIVESSE TOCADO EM FOGO, AJOELHOU-SE, DESAFIVELOU O CINTO, ABAIXOU AS CALÇAS, PÔS JACK DE QUATRO E, COM A AJUDA DA SUPERFÍCIE ESCORREGADIA E DE UM POUCO DE CUSPE, PENETROU-O, NADA QUE TIVESSE FEITO ANTES, MAS NÃO HAVIA NECESSIDADE DE MANUAL DE INSTRUÇÕES.
FIZERAM TUDO EM SILÊNCIO, A NÃO SER POR ALGUMAS TOMADAS DE FÔLEGO BRUSCAS E O ANÚNCIO -O CANHÃO VAI DISPARAR- ABAFADO DE JACK, DEPOIS TIRAR, DEITAR E DORMIR.
ELES NUNCA FALAVAM SOBRE O SEXO, DEIXAVAM ACONTECER, A PRINCÍPIO SÓ NA BARRACA À NOITE, DEPOIS EM PLENA LUZ DO DIA COM O SOL QUENTE BATENDO, E À NOITE NO CLARÃO DO FOGO, RÁPIDO, RUDE, RISADAS E RONCOS, BARULHO NÃO FALTAVA, MAS SEM DIZER UMA PALAVRA, A NÃO SER UMA VEZ EM QUE ENNIS DISSE:'NÃO SOU BICHA', E JACK INTERVEIO COM 'NEM EU. PRIMEIRA E ÚLTIMA VEZ. NÃO É DA CONTA DE NINGUÉM A NÃO SER DA GENTE'.

Nenhum comentário:

Postar um comentário