terça-feira, 20 de abril de 2010

VIAGEM: SÃO LUÍS DO MARANHÃO

ESTIVE PELA PRIMEIRA EM SÃO LUÍS NA ÉPOCA DA FACULDADE -ANOS DEPOIS RETORNARIA A TRABALHO, FAZENDO UMAS DEZ VIAGENS DE UMA SEMANA AO LONGO DE UM ANO. PUDE, ASSIM, CONHECER MELHOR E ME APAIXONAR POR UMA DAS CIDADES MAIS ANTIGAS DO BRASIL. O CENTRO HISTÓRICO É IMBATÍVEL -LINDO, APESAR DA MÁ CONSERVAÇÃO, TÍPICA DE UM PAÍS QUE NÃO VALORIZA SEU PATRIMÔNIO ARQUITETÔNICO. ANDAR POR SUAS RUAS ÍNGREMES, DESCER POR BECOS ENTRE CASARÕES OITOCENTISTAS, ALGUNS REVESTIDOS EM AZULEJO -UM PROGRAMÃO SUPER RECOMENDADO. LÁ PERTO ESTÁ O CONVENTO DAS MERCÊS (LINDA EDIFICAÇÃO QUE É SEDE DA FUNDAÇÃO SARNEY) E O PALÁCIO DOS LEÕES, SEDE DO GOVERNO ESTADUAL. MAIS EMBAIXO FICA O MEMORIAL MARIA ARAGÃO, UM PROJETO DE NIEMEYER DE 1998.
DO OUTRO LADO DAS DUAS PONTES FICA O CONTINENTE E OS BAIRROS MAIS ABASTADOS DA CIDADE, COMO PONTA DA AREIA, CALHAU E RENASCENÇA. NO MEIO, A REVITALIZADA LAGOA DA JANSEN -UM BELO EXEMPLO DE URBANIZAÇÃO QUE TORNOU A ÁREA POINT DE LAZER. COSTUMAVA CORRER PELA PISTA QUE CONTORNA A LAGOA NOS INÍCIOS DE NOITE E COMER NUM DOS RESTAURANTES SITUADOS NO ENTORNO, ONDE TAMBÉM FICA BOA PARTE DA REDE HOTELEIRA LOCAL, ESTENDENDO-SE ATÉ A PONTA DE AREIA.
SEGUINDO PELA ORLA, VEM A EXTENSA PRAIA DE SÃO MARCOS, PROTEGIDA DA ESPECULAÇÃO IMOBILIÁRIA POR UMA ÁREA DE PRESERVAÇÃO QUE PROIBIU A VERTICALIZAÇÃO RENTE À PRAIA. UM CALÇADÃO A LIGA À PRAIA VIZINHA, DO CALHAU -ONDE PREDOMINAM CONDOMÍNIOS HORIZONTAIS. AS PRAIAS, POR SINAL, TÊM UMA AMPLITUDE DE MARÉ ENORME -A MARÉ VAZANTE LIBERA UM LARGA FAIXA DE AREIA DURA EXTREMAMENTE PROPÍCIA À CAMINHADAS.
UMA EXCELENTE ÉPOCA PARA VISITAR SÃO LUÍS É DURANTE AS FESTAS JUNINAS. AS APRESENTAÇÕES DOS GRUPOS DE BOI-BUMBÁ, COMO BOI DE MARACANÃ E BOI DE MORROS SÃO UMA EXPERIÊNCIA ÚNICA E IMPRESSIONAM PELA RIQUEZA DAS FANTASIAS, PELO RITMO CONTAGIANTE DA MÚSICA E PELA BELEZAS DAS MOÇAS E RAPAZES REPRESENTANDO INDÍGENAS. COMO SE VÊ PELAS FOTOS, É CADA SILVÍCOLA BEM NUTRIDO E BEM APESSOADO ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário