terça-feira, 14 de julho de 2009

LIVRO: "CÂREME, COZINHEIRO DOS REIS", IAN KELLY

A FANTÁSTICA HISTÓRIA DO CHEF DOS CHEFS (1783/1833), QUE INFLUENCIOU, EM DEFINITIVO, A ARTE CULINÁRIA NA PARIS PÓS-REVOLUÇÃO.
"O MUNDO DA COZINHA PARISIENSE, NO QUAL ANTONIN CÂREME ENTROU POR ACASO AO SER ACOLHIDO POR UM COZINHEIRO APÓS SER ABANDONADO PELO PAI, ESTAVA TÃO TUMULTUADO QUANTO O DA POLÍTICA".
"A BOA COMIDA ERA UM LUXO PERNICIOSO DO PASSADO MONÁRQUICO OU A MAIOR DAS ARTES DEMOCRÁTICAS DA FRANÇA?"
DESSA ÉPOCA DATAM OS RESTAURANTES COMO OS CONHECEMOS HOJE. ANTES DA REVOLUÇÃO, AS TABERNAS NÃO SERVIAM COMIDAS -APENAS SOPA. IR A UM RESTAURANT ERA CONSIDERADO, LITERALMENTE, UM ATO RESTAURADOR (RESTAURATIF).
O LIVRO ACOMPANHA A EVOLUÇÃO DO JOVEM APRENDIZ DE CONFEITEIRO ATÉ CHEF DE PERSONALIDADES COMO NAPOLEÃO, O CZAR ALEXANDRE, O NOBRE TALLEYRAND, O PRÍNCIPE REGENTE INGLÊS, O CASAL JAMES E BETTY ROTHSCHILD.
AS 'EXTRAORDINAIRES'(ESCULTURAS DE AÇUCAR), SUA ESPECIALIDADE, ERAM POR SUA PRÓPRIA NATUREZA, EFÊMERAS, EXAGERADAS E RENTÁVEIS. ERAM UMA OUSADIA DO COZINHEIRO E REVELAVAM SEU INTERESSE PELA ARQUITETURA. DE FATO ELE IRIA ESCREVER DOIS LIVROS PROPONDO EMBELEZAMENTOS PARA AS CIDADES DE PARIS E SÃO PETERSBURGO.

P.S.: HISTÓRIA SEMPRE FOI UMA DE MINHAS MATÉRIAS FAVORITAS E PODER VIVENCIÁ-LA, ATRAVÉS DA LEITURA, DE UM PONTO DE VISTA TÃO ESPECÍFICO É SEMPRE FASCINANTE. DAÍ MINHA PREDILEÇÃO POR ROMANCES HISTÓRICOS E BIOGRAFIAS...

Nenhum comentário:

Postar um comentário