quarta-feira, 30 de maio de 2018

VIAGEM DE TREM: OS TRILHOS QUE CORTAM O CEARÁ

A CHEGADA DO TREM AO CEARÁ, NO FINAL DO SÉCULO XIX, TEVE UM GRANDE IMPACTO, GERANDO DESENVOLVIMENTO POR ONDE PASSAVA. A ESTRADA DE FERRO DE BATURITÉ FOI A PIONEIRA, LIGANDO FORTALEZA À CIDADE SITUADA NO SOPÉ DA SERRA HOMÔNIMA.
APÓS A SUA INCORPORAÇÃO PELO IMPÉRIO, FOI FEITO SEU PROLONGAMENTO ATÉ CRATO, NO CARIRI - E CRIOU-SE A ESTRADA DE FERRO DE SOBRAL. ESSA INCURSÃO PELA REGIÃO NORTE DO ESTADO COMEÇAVA EM CAMOCIM, EM CUJO PORTO CHEGARAM AS PRIMEIRAS LOCOMOTIVAS E VAGÕES NO ANO DE 1880. O IMPULSO ERA TAMANHO QUE A CADA ESTAÇÃO CRIADA, O POVOADO IA SE EMANCIPANDO DOS MUNICÍPIOS DE ORIGEM. CAMOCIM, POR EXEMPLO, LOGO SE DESLIGOU DE GRANJA.
EM 1910, A INGLESA THE SOUTH AMERICAN RAILWAY CONSTRUCTION LIMITED ASSUMIU O CONTROLE DA FERROVIA E, EM DOIS ANOS, ESTENDEU-A ATÉ CRATÉUS, NA FRONTEIRA COM O PIAUÍ. FORAM TEMPOS EM QUE O TREM TRANSPORTAVA PESSOAS E RIQUEZAS.
COM A OPÇÃO PELO INVESTIMENTO EM RODOVIAS, A DECADÊNCIA DAS VIAS FÉRREAS ESTAVA DECRETAVA. A ESTRADA LIGANDO SOBRAL A FORTALEZA DECRETOU O FIM DA ESTRADA DE FERRO DE SOBRAL - A ESTAÇÃO DE CAMOCIM VIU SEU ÚLTIMO TREM DE PASSAGEIROS EM 1977. HOJE, O BELO PRÉDIO ABRIGA A PREFEITURA DA CIDADE.
EM GRANJA, A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA, CONSTRUÍDA EM 1881, ESTÁ SENDO REFORMADA PELA PREFEITURA: ABRIGARÁ UM CENTRO DE ARTESANATO. E A BELA PONTE METÁLICA SOBRE O RIO COREAÚ, DATADA DE 1879, SEGUE COMO CARTÃO-POSTAL DA CIDADE (VER VIAGEM DE TREM/MAR'17).
QUANTO A ESTRADA DE FERRO DE BATURITÉ, CRIADA EM 1871 E DESATIVADA EM 2013, HÁ PLANOS DE REATIVÁ-LA COM FINS TURÍSTICOS , VALORIZANDO A ROTA VERDE DO CAFÉ E RETOMANDO O PASSEIO DOMINICAL QUE SAÍA DA ESTAÇÃO JOÃO FELIPE, EM FORTALEZA, E EM TRÊS HORAS, PERCORRIA OS 103 KM ATÉ A CIDADE SERRANA.

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