sexta-feira, 16 de março de 2018

VIAGEM: BH: PAMPULHA | MARCOS DA MODERNIDADE

AS CURVAS DESENHADAS POR OSCAR NIEMEYER DELINEIAM BELO HORIZONTE E SÃO BELOS CARTÕES POSTAIS DA CAPITAL MINEIRA. AS LINHAS DO GRANDE ARQUITETO BRASILEIRO AJUDARAM A CONSTRUIR NOSSA HISTÓRIA A PARTIR DE 1940, QUANDO JUSCELINO KUBITSCHEK ERA PREFEITO DA CIDADE. ASSIM FOI CRIADO O ESTUPENDO CONJUNTO ARQUITETÔNICO DA PAMPULHA, UMA MARCO DA ARQUITETURA MODERNA QUE INSPIRARIA A CONSTRUÇÃO DE BRASÍLIA.
A INCOMPARÁVEL IGREJA DE SÃO FRANCISCO DE ASSIS É A CEREJA DO BOLO. EM LINHAS CURVAS E TOTALMENTE REVESTIDA POR AZULEJOS E PAINÉIS DE CÂNDIDO PORTINARI QUE RETRATAM A VIA SACRA E A IMAGEM DO SANTO PADROEIRO. A BELÍSSIMA IGREJINHA É EMOLDURADA PELA LAGOA DA PAMPULHA E PELOS EXUBERANTES JARDINS DE BURLE MARX.
A CASA DO BAILE, CONSTRUÍDA EM 1943, TEM CURVAS QUE ACOMPANHAM AS DA LAGOA. ABRIGA ATUALMENTE UM CENTRO DE REFERÊNCIA EM ARQUITETURA, URBANISMO E DESIGN. ORIGINALMENTE CRIADO PARA SER UM CASSINO, O 'PALÁCIO DE CRISTAL' ABRIGA O MUSEU DE ARTE DA PAMPULHA - CUJO PRÓPRIO PRÉDIO É A JOIA PRINCIPAL DO ACERVO.
ALI PRÓXIMO, ESTÃO O CONJUNTO ESPORTIVO FORMADO PELO MINEIRÃO E PELO MINEIRINHO. INAUGURADO EM 1965, O ESTÁDIO FOI RENOVADO PARA A COPA DE 2014 E GANHOU 40 MIL CADEIRAS NUMERADAS E UM MODERNO SISTEMA DE SEGURANÇA E VIGILÂNCIA ELETRÔNICA. JÁ A ARENA POLIESPORTIVA, CRIADA EM 1980, TEM CAPACIDADE PARA 20 MIL PESSOAS E TAMBÉM É PALCO DE SHOWS E ESPETÁCULOS DIVERSOS.
A FUNDAÇÃO ZOO-BOTÂNICA DE BELO HORIZONTE CONTA COM ATRAÇÕES COMO O AQUÁRIO MUNICIPAL BACIA DO RIO SÃO FRANCISCO, O JARDIM JAPONÊS (CRIADO PELO PAISAGISTA JAPONÊS HARUHO IEDA), JARDIM BOTÂNICO E O ZOOLÓGICO - UM DOS MAIS COMPLETOS DA AMÉRICA LATINA, COM CERCA DE 900 ANIMAIS DE VÁRIAS ESPÉCIES.
JÁ O PARQUE ECOLÓGICO DA PAMPULHA ESPALHA-SE POR 300 MIL M2 ÀS MARGENS DA LAGOA. ESPAÇO DE EDUCAÇÃO, PESQUISA E LAZER, NELE SÃO CULTIVADAS ÁRVORES REPRESENTATIVAS DE TRÊS BIOMAS BRASILEIROS: MATA ATLÂNTICA, CERRADO E FLORESTA AMAZÔNICA. O LUGAR É PERFEITO PARA PRATICAR ESPORTES, BRINCAR AO LIVRE OU VER O TEMPO (E AS CAPIVARAS) PASSAR.
NO PARQUE TAMBÉM ABRIGA O MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JAPONESA, BELO MONUMENTO CRIADO PELO ARQUITETO GUSTAVO PENNA QUE CELEBRA A AMIZADE ENTRE MINAS E O JAPÃO E QUE MERECE UMA VISITA. O AMBIENTE VERMELHO, CRIADO PELO COREÓGRAFO DO GRUPO CORPO PAULO PEDERNEIRAS, É SURPREENDENTE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário