quinta-feira, 18 de maio de 2017

TV: O NOVO ACERTO DE RYAN MURPHY | 'FEUD: BETTE AND JOAN'

DEPOIS DOS SUCESSOS DE 'GLEE' (2009/2011) E DAS TEMPORADAS INDEPENDENTES DE 'AMERICAN HORROR STORY', RYAN MURPHY NOS BRINDA COM 'FEUD: BETTE AND JOAN', QUE FOCARÁ EM RIXAS HISTÓRICAS TAMBÉM EM FORMATO DE ANTOLOGIA.
A PRIMEIRA TEMPORADA FOCA A MAIS CLÁSSICA RIVALIDADE DA SÉTIMA ARTE - O ÓDIO ENTRE AS DIVAS BETTE DAVIS E JOAN CRAWFORD. PARA TENTAR RECUPERAR A FAMA PERDIDA, CRAWFORD CONVIDA SUA RIVAL PARA UM FILME ADAPTADO DO LIVRO 'O QUE TERÁ ACONTECIDO A BABY JANE?'
A EMPREITADA TINHA TUDO PARA ACABAR EM FRACASSO: A RIVALIDADE DAS ESTRELAS, UM DIRETOR INSTÁVEL, ORÇAMENTO LIMITADO E UM CERTO TOM DE PRODUÇÃO B. A PRESENÇA DE CRAWFORD E DAVIS, CONTUDO, FEZ A DIFERENÇA - E O FILME FOI UM SUCESSO DE BILHETERIA.
TALENTOSA E PREMIADA, BETTE DAVIS NÃO TINHA A BELEZA DE CRAWFORD - QUE, APESAR DO TALENTO, NÃO ERA LEVADA À SÉRIO. APESAR DA DISPUTA DE EGOS E DO ASSÉDIO DA IMPRENSA, HAVIA ENTRE AS DUAS UMA ADMIRAÇÃO MÚTUA - COMO MURPHY DEMONSTRA DE MANEIRA SUTIL, ABORDANDO CONFLITOS PROFISSIONAIS, FEMINISTAS E PESSOAIS DE AMBAS.
AS GRAVAÇÕES TUMULTUADAS DO ANTOLÓGICO FILME CULMINARAM COM A INDICAÇÃO DE DAVIS AO OSCAR DE MELHOR ATRIZ E A NÃO INDICAÇÃO DE CRAWFORD COMO ATRIZ COADJUVANTE, O QUE A DEIXOU DEVASTADA. DAVIS, PORÉM, NÃO LEVARIA SUA TERCEIRA ESTATUETA: ANNE BRANCROFT FOI A VENCEDORA POR 'O MILAGRE DE ANNE SULLIVAN' (1962).
PARA INTERPRETAR ESSAS DUAS MULHERES EXTRAORDINÁRIAS ENTRAM EM CENA DUAS ATRIZES FENOMENAIS: JESSICA LANGE E SUSAN SARANDON. VER AS DUAS EM CENA É SIMPLESMENTE ARREPIANTE. E OS COADJUVANTES NÃO FICAM ATRÁS: ALFRED MOLINA INTERPRETA O DIRETOR ROBERT ALDRICH, STANLEY TUCCI FAZ JACK WARNER E CATHERINE ZETA-JONES FAZ OLIVIA DE HAVILLAND, ENTRE OUTROS.
A PRODUÇÃO, QUE REFILMA COM DETALHES ALGUMAS CENAS DO FILME ORIGINAL, É RIQUÍSSIMA, COM CENÁRIOS E FIGURINOS QUE RECRIAM O GLAMOUR DA ÉPOCA. E O ROTEIRO, COM A QUALIDADE TÍPICA DE MURPHY, É PLENO DE DIÁLOGOS VENENOSOS, IRÔNICOS E TRISTES. AFINAL, A DECADÊNCIA E O ABSURDO ASSÉDIO DA MÍDIA ERAM UM DESRESPEITO AO LEGADO QUE ELAS CONSTRUÍRAM DURANTE ANOS.
PARA A SEGUNDA TEMPORADA , MURPHY FOCARÁ NA HISTÓRIA DO PRÍNCIPE CHARLES E DA PRINCESA DIANA. 'FEUD: CHARLES AND DIANA' PROMETE ...

Nenhum comentário:

Postar um comentário