segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

MEMÓRIA: SIR JOHN HURT (1940 / 2017)

MORREU NA SEMANA PASSADA, POUCOS DIAS APÓS SEU 77o ANIVERSÁRIO, O EXCELENTE ATOR INGLÊS JOHN HURT (1940/2017). VÍTIMA DE UM CÂNCER DE PÂNCREAS DIAGNOSTICADO EM 2015, O CAMALEÔNICO ATOR TEVE UMA PROFÍCUA CARREIRA QUE ABRANGE SEIS DÉCADAS, COM 129 FILMES E DÚZIAS DE PARTICIPAÇÕES NA TV.
FOI INDICADO A DOIS OSCARS: COMO ATOR COADJUVANTE POR 'O EXPRESSO DA MEIA-NOITE'(1978), O SOBERBO FILME DE ALAN PARKER COM O BELO BRAD DAVIS; E COMO ATOR PRINCIPAL PELO PAPEL TÍTULO DE 'THE ELEPHANT MAN'(1980), DE DAVID LYNCH. GANHOU UM GLOBO DE OURO E QUATRO BAFTA AWARDS - O OSCAR BRITÂNICO. EM 2015 RECEBEU O TÍTULO DE SIR DA RAINHA ELIZABETH II.
HURT COMEÇOU NO TEATRO AINDA CRIANÇA, INTERPRETANDO QUASE SEMPRE PAPÉIS FEMININOS POR CONTA DE SEU PORTE BAIXO E FRANZINO E DA VOZ AGUDA. AO MORRER, ESTAVA NO QUARTO CASAMENTO E DEIXA DOIS FILHOS.
DESTACO AQUI TRÊS FILMES EM QUE INTERPRETA PERSONAGENS GAYS:
- 'THE NAKED CIVIL SERVANT':
EM 1968, O ESCRITOR QUENTIN CRISP LANÇA 'THE NAKED CIVIL SERVANT', ONDE NARRA AS AGRURAS QUE VIVEU AO ASSUMIR-SE UM HOMOSSEXUAL FLAMBOYANT NA INGLATERRA DOS ANOS 30. DE CABELOS COR FUCSIA, MAQUIADO E USANDO ROUPAS DE MULHER, ERA ALVO CONTUMAZ DE PRECONCEITO E PANCADAS.
DE MODESTO SUCESSO, O LIVRO DEU ORIGEM À UM FILME HOMÔNIMO PARA A TV, DIRIGIDO POR JACK GOLD. O ANO ERA 1975 E TODA A EXUBERÂNCIA E IRREVERÊNCIA GAY DE CRISP, MAGISTRALMENTE INTERPRETADO POR HURT, AJUDARAM NA DIFUSÃO E CRESCIMENTO DO MOVIMENTO GAY NO REINO UNIDO.
- 'AN ENGLISHMAN IN NEW YORK':
34 ANOS DEPOIS, O ATOR RETOMA O PERSONAGEM, NO FILME DIRIGIDO POR RICHARD LAXTON. FOCADO NOS ÚLTIMOS ANOS DO ESCRITOR, APÓS SUA EMIGRAÇÃO PARA OS ESTADOS UNIDOS EM 1971. MESMO NA VANGUARDISTA NOVA YORK, CONTUDO, CRISP CONTINUA A SE SENTIR UM ALIEN - COMO BEM DEFINIU STING NA MÚSICA QUE DÁ TÍTULO AO FILME, LANÇADA NO ÁLBUM 'NOTHING LIKE THE SUN'(1987). O CANTOR INGLÊS A COMPÔS APÓS CONHECER CRISP NO SET DO FILME 'THE BRIDE'.
- 'THE PARTNERS':
UMA COMÉDIA TIPO SESSÃO TARDE QUE RETRATA A INUSITADA PARCERIA ENTRE UM POLICIAL DURÃO ( O BELO RYAN O'NEAL) E UM POLICIAL GAY QUE TRABALHA INTERNAMENTE. OS DOIS VÃO À CAMPO PARA DESTRINCHAR UM ONDA DE ASSASSINATOS DE HOMOSSEXUAIS E MUDAM-SE PARA O CASTRO DISTRICT.
UM DESCONFORTÁVEL O'NEAL, OBRIGADO A USAR CAMISETAS DECOTADAS E CALÇAS DE COURO ENQUANTO EXALA VIRILIDADE POR TODOS OS POROS E PELOS, É O CONTRAPONTO IDEAL PARA O FRANZINO E AFETADÍSSIMO PARCEIRO ENCARNADO POR HURT. APESAR DOS MUITOS CLICHÊS, VALE A DIVERSÃO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário