segunda-feira, 23 de novembro de 2009

VIAGEM: NITERÓI, RJ

NITERÓI NÃO SE RESUME A DESLUMBRANTE VISTA QUE SE TEM DO RIO, COMO APREGOAM OS CARIOCAS. A PARTIR DE 1996, TAL QUAL EM BILBAO, UMA OBRA ARQUITETÔNICA RESGATOU A ESTIMA DE TODA UMA CIDADE. O BELO PROJETO DE NIEMEYER PARA O MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA É, EM SI,A PRINCIPAL OBRA DE ARTE DO SEU ACERVO. FINCADO NO ALTO DO PROMONTÓRIO QUE DELIMITA A ENSEADA DA PRAIA DE ICARAÍ, O EDIFÍCIO EM FORMA DE CÁLICE ADEQUOU-SE COM PERFEIÇÃO À EXUBERANTE PAISAGEM - A ILHA DE BOA VIAGEM, COM SUA IGREJA DO SÉC. VII INSTALADA NO TOPO FICA ALI PERTO. UMA VISITA AO MAC, ALIÁS, PEDE UM ALMOÇO EM SEU RESTAURANTE, INSTALADO SOB O ESPELHO D'ÁGUA. IMPERDÍVEL!
ENTRE AS OUTRAS ATRAÇÕES NITEROIENSES ESTÃO A FORTALEZA DE SANTA CRUZ DA BARRA, CONSTRUÍDA NA ENTRADA DA BÁIA DE GUANABARA, E AS PRAIS DE MAR ABERTO DE ITACOATIARA E PIRATININGA. O SUCESSO DO MAC LEVOU O GOVERNO A INVESTIR NO EMBELEZAMENTO URBANO, PONTUADO A ORLA COM OBRAS DO CELEBRADO ARQUITETO -COMO A ESTAÇÃO CHARITAS, QUE RECEBE OS CATAMARÃS VINDOS DO RIO. JÁ O CAÓTICO ENTORNO DA ESTAÇÃO DAS BARCAS GANHOU O 'CAMINHO NIEMEYER'. JÁ ESTÃO PRONTOS O TEATRO POPULAR, A PRAÇA JK E O CENTRO DE MEMÓRIAS ENQUANTO SEGUEM AS OBRAS DA FUNDAÇÃO OSCAR NIEMEYER E DO MUSEU PETROBRÁS DE CINEMA.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

FILME: 'DE REPENTE, CALIFÓRNIA / SHELTER'










UMA COMÉDIA ROMÂNTICA GAY DESPRETENSIOSA E COM FINAL FELIZ QUE ARRASTOU MUITA GENTE ÁS SALAS DE CINEMA -BOA PARTE DESSE PÚBLICO FORMADO , CLARO,POR GAYS! SOZINHOS, ACOMPANHADOS OU EM GRUPOS, ERA INTERESSANTE VER AQUELE BANDO DE MARMANJOS CURTINDO UMA ESTÓRIA QUE PODIA FAZER PARTE DA VIDA DE QUALQUER UM ALI PRESENTE. E, SÓ POR ISSO, O FILME JÁ VALE O INGRESSO.
MAIS AINDA TEMOS OS BELOS ATORES E AQUELE CLIMA DE PRAIA E SURF QUE É SEMPRE MUITO SEXY... ESPECIALMENTE QUANDO DOIS SURFISTAS SE DESCOBREM ATRAÍDOS UM PELO OUTRO. ENTRA EM CENA TAMBÉM O LANCE DA DIFERENÇA DE IDADE -O TRINTÃO QUE SE APAIXONA PELO AMIGO DO IRMÃO MAIS NOVO-, A ACEITAÇÃO DA HOMOSSEXUALIDADE, A HOMOFOBIA DA IRMÃ...
UMA GOSTOSA SESSÃO DA TARDE, APIMENTADA PELA VISÃO -SEMPRE BELA- DE DOIS HOMENS A SE BEIJAR...

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

FILME: " DELICADA RELAÇÃO / YOSSI & JAGGER "





DELICADO RETRATO DA RELAÇÃO AMOROSA ENTRE UM COMANDANTE DO EXÉRCITO ISRAELITA E UM DE SEUS SUBORDINADOS -LIOR: BELO, EXTROVERTIDO E CARISMÁTICO TAL QUAL UM ROCK STAR, DAÍ O APELIDO.
COMO PANO DE FUNDO, O ESTADO DE ALERTA PERMANENTE DE UMA GUERRA SEM FIM, DESENCONTROS AMOROSOS, CHOQUE DE PERSONALIDADES E EXPECTATIVAS E UMA EQUIVOCADA TÁTICA DE EMBOSCADA SOB UMA LUA ESPLENDORASAMENTE CHEIA.


segunda-feira, 9 de novembro de 2009

VIVÊNCIA: CARLOS TUFVESSON

"A GENTE TEM UM AMBIENTE DE AMOR. ELES SABEM QUE ELE ME FAZ MUITO BEM. O GRANDE PROBLEMA É QUE TEMOS QUE RESOLVER PRIMEIRO A QUESTÃO DE HOMOFOBIA INTERNA PARA DEPOIS COMUNICAR ISSO À FAMÍLIA, SENÃO VAI SER COMPLICADO. SE EU ACHAR ALGO PECAMINOSO, ESTRANHO, VOU PASSAR ASSIM. PARA NINGUÉM É FÁCIL FALAR PARA A FAMÍLIA. PARA MIM TAMBÉM NÃO FOI. MAS É NECESSÁRIO, SENÃO TIRA A SUA FAMÍLIA DA SUA VIDA."
CARLOS TUFVESSON, ESTILISTA (g magazine/ set 2009)

domingo, 8 de novembro de 2009

POESIA: CONSTANTINE CAVAFY - PARTE 1


CONSTANTINE CAVAFY (1863-1933) É CONSIDERADO O MAIS REVERENCIADO POETA GREGO MODERNO -INCLUINDO ADMIRADORES COMO E.M. FORSTER, LAWRENCE DURRELL, W.H. AUDEN E MARGUERITE YOURCENAR. SUA SENSIBLIDADE GAY PERMEA SUA OBRA - SEJA AO FALAR DE AMANTES DA GRÉCIA ANTIGA OU DE UM BELO GAROTO CONTRATADO POR UMA HORA NAS RUAS ESTREITAS DE ALEXANDRIA. VIVENDO EM UMA SOCIEDADE TRADICIONAL NA VIRADA DO SÉCULO XX, SUA POESIA SÓ PASSA A ABORDAR ABERTAMENTE A HOMOSSEXUALIDADE QUANDO ELE JÁ TEM MAIS DE QUARENTA ANOS.

NO POEMA " THEIR BEGINNING", ELE CAPTURA OS MEDOS E AS INCERTEZAS DE JOVENS AMANTES E DEIXA CLARO QUE ENCONTROS COMO AQUELE EMBASARAM A FORMAÇÃO DE SEU TALENTO.

'THEIR ILLICIT PLEASURE HAS BEEN FULFILLED/
THEY GET UP AND DRESS QUICKLY WITHOUT A WORD/
THEY COME OUT OF THE HOUSE SEPARATELY, FURTIVELY/
AND AS THEY MOVE ALONG THE STREET A BIT UNSETTLED,/
IT SEEMS THEY SENSE THAT SOMETHING ABOUT THEM BETRAYS/
WHAT KIND OF BED THEY'VE JUST BEEN LYING ON./

BUT WHAT PROFIT FOR THE LIFE OF THE ARTIST:/
TOMORROW, THE DAY AFTER, OR YEARS LATER, HE'LL GIVE VOICE/
TO THE STRONG LINES THAT HAD THEIR BEGINNING THERE.'