segunda-feira, 30 de setembro de 2013

TV: GABI QUASE PROIBIDA

EM JUNHO PASSADO, MARÍLIA GABRIELA ESTREOU SEU TERCEIRO PROGRAMA DE ENTREVISTAS. COM O SUGESTIVO NOME DE 'GABI QUASE PROIBIDA' ,E INDO AO AR PELO SBT, O PROGRAMA FOCA NA SEXUALIDADE HUMANA. TRATA-SE DE UMA APOSTA NA DISCUSSÃO, EM TV ABERTA, DE ASSUNTOS FUNDAMENTAIS QUE A CRESCENTE CRUZADA RELIGIOSA QUE SE ESPALHA PELO PAÍS TENTA MININIZAR E HOSTILIZAR. O TIMING, COMO SE PERCEBE, NÃO PODERIA SER MAIS PRECISO. E MARÍLIA JÁ SINALIZAVA ESSA PREOCUPAÇÃO EM VÁRIAS ENTREVISTAS, QUESTIONANDO SEUS ENTREVISTADOS SOBRE O QUE ACHAVAM DA SITUAÇÃO. COMO O NOME SUGERE, NÃO DEVE TER SIDO FÁCIL VENDER A IDEIA AOS EXECUTIVOS DA TV E, PESOU, CLARO, O PRESTÍGIO INQUESTIONÁVEL DA JORNALISTA.
O PRIMEIRO PROGRAMA, QUE FOI AO AR EM 26/06, TEVE COMO ENTREVISTADO O CANTOR NEY MATOGROSSO -UMA ESCOLHA ACERTADÍSSIMA. TAMBÉM PASSARAM PELA BELA BANCADA VERMELHA THAMMY MIRANDA, DANIELA MERCURY, PADRE BETO, KLECIUS BORGES, CARMITA ABDO, HARRY LOUIS, DANIEL PEIXOTO E ARETUZA LOVI -ENTRE OUTROS. EM PAUTA TEMAS COMO HOMOSSEXUALIDADE, BISSEXUALIDADE,ASSEXUALIDADE, PROSTITUIÇÃO, FILMES PORNÔ, DRAG-QUEENS...
EM POUCOS MESES NO AR,O PROGRAMA JÁ CONSOLIDOU-SE -E O MELHOR TERMÔMETRO DISSO É O INTERESSE DAS PESSOAS EM PARTICIPAR . ALGO QUE, NO ÍNICIO, DEMANDAVA UMA BOA NEGOCIAÇÃO. UMA DEMONSTRAÇÃO DE QUE O ASSUNTO, LONGE DE SER UM TABU, MERECE MAIS TRANSPARÊNCIA E OBJETIVIDADE. E NINGUÉM MELHOR DO QUE GABI PARA COMANDAR TAL ATRAÇÃO...VIDA LONGA AO PROGRAMA!

FILME: "ELYSIUM"

AS EXPECTATIVAS SOBRE O NOVO FILME DO DIRETOR DO SURPREENDENTE 'DISTRITO 9'(2009) ERAM ENORMES. "ELYSIUM", SUA NOVA INVESTIDA NA FICÇÃO CIENTÍFICA, NÃO É TÃO ORIGINAL. O ANO É 2154 E A TERRA VIROU UMA GRANDE FAVELA: BARRACOS OCUPAM ATÉ OS HELIPONTOS DAS TORRES DE UMA DEVASTADA E POBRE LOS ANGELES. NELA VIVEM 99% DA HUMANIDADE, MANTIDA SOB CONTROLE POR ROBÔS E COMANDADA À DISTÂNCIA, DO SATÉLITE "ELYSIUM" -UMA GIGANTESCA ESTRUTURA ANELAR QUE ABRIGA O 1% RESTANTE EM UM AMBIENTE DE SUBÚRBIO NORTE-AMERICANO. O ROTEIRO INCLUI UMA PRODIGIOSA MÁQUINA QUE CURA TODAS AS DOENÇAS (DE MAL FORMAÇÃO ÓSSEA À LEUCEMIA, ALÉM DAS REAÇÕES À EXPOSIÇÃO RADIOTIVA), QUE TODA CASA POSSUI, TAL QUAL UM ELETRODOMÉSTICO. MAX (MATT DAMON, EM ÓTIMA FORMA) TENTA RECONSTRUIR SUA VIDA TRABALHANDO NUMA FÁBRICA DE ROBÔS. UM ACIDENTE, CONTUDO O EXPÕE À RADIAÇÃO E ELE SÓ TEM POUCOS DIAS DE VIDA. COINCIDENTEMENTE, SUA AMIGA DE INFÂNCIA (ALICE BRAGA) TEM UMA FILHA COM LEUCEMIA TERMINAL. A OPÇÃO, ENTÃO, É IR PARA ELYSIUM, AJUDADOS PELO HACKER INTERPRETADO POR WAGNER MOURA -EM SEU DÉBUT NO CINEMA NORTE-AMERICANO.

domingo, 29 de setembro de 2013

MÚSICA: ZÉLIA DUNCAN, 30 ANOS

UMA DE MINHAS VOZES FEMININAS FAVORITAS, ZÉLIA DUNCAN COMEMORA 30 ANOS DE CARREIRA HOMENAGEANDO DOIS COMPOSITORES PAULISTANOS: LUÍS TATIT E ITAMAR ASSUMPÇÃO. NO MISTO DE SHOW E TEATRO QUE TEM POR BASE A OBRA DE TATIT, ZÉLIA EXTRAVAZA SEU LADO DE ATRIZ, SOB A DIREÇÃO DE REGINA BRAGA. NO CD 'ZÉLIA DUNCAN CANTA ITAMAR ASSUMPÇÃO - TUDO ESCLARECIDO',LANÇADO NO FINAL DO ANO PASSADO, ELA RESGATA PÉROLAS DO REPERTÓRIO DO EMBLEMÁTICO COMPOSITOR. ENTRE AS MÚSICAS, DESTAQUE PARA 'A GRUTA DA SOLIDÃO', 'TUA BOCA', 'VÊ SE ME ESQUECE', 'NÃO É POR AÍ' E ´É DE ESTARRECER', COM A PARTICIPAÇÃO DE MARTINHO DA VILA. O CD É EXCELENTE: PENA QUE SÃO MENOS DE 40 MINUTOS DE ÓTIMA MÚSICA...

sábado, 28 de setembro de 2013

ESPETÁCULO 2: O MUNDO MÁGICO DE 'O REI LEÃO'

DEZESSEIS ANOS APÓS SEU DÉBUT NA BROADWAY," O REI LEÃO" ESTREOU NO BRASIL. DESDE 28 DE MARÇO,O ACLAMADO E PREMIADO MUSICAL DA DISNEY PODE SER VISTO NO BELO TEATRO RENAULT,EM SÃO PAULO.
MAL A CORTINA SE ABRE PARA REVELAR O AMANHECER EM PRIDE ROCK, NA SAVANA AFRICANA, E UMA PROCISSÃO DE ANIMAIS INVADE OS CORREDORES DA PLATÉIA: SÃO MARIONETES DE TAMANHO REAL QUE IMPRESSIONAM PELA BELEZA E DESTREZA. HÁ O ELEFANTE ADULTO, MOVIDO POR QUATRO ATORES NAS SUAS PATAS, QUE PUXA UM FILHOTE PELO RABO; HÁ A GRACIOSIDADE DAS GIRAFAS, COM ATORES APOIADOS EM PERNAS E BRAÇOS-DE-PAU; HÁ A ELEGÂNCIA DAS PANTERAS, CONDUZIDAS POR ATRIZES CUJAS PERNAS SÃO AS PATAS TRASEIRAS DO ANIMAL; HÁ OS ANTÍLOPES, SALTITANTES EM ARCOS NOS OMBROS DOS DANÇARINOS; HÁ OS PÁSSAROS, PLANANDO DO ALTO DE VARAS FLEXÍVEIS. É UMA CONCEPÇÃO VISUAL ARREBATORA!
TUDO OBRA DA IMAGINAÇÃO DA DIRETORA JULIE TAYMOR ('ACROSS THE UNIVERSE', 'TITUS','TEMPEST'),QUE ASSOMBROU A BROADWAY COM SEU MUNDO PARTICULAR, PRIDELANDS. É ESSA MAGIA VISUAL QUE TORNA 'O REI LEÃO' TÃO ESPECIAL. A CENA DO DESFILADEIRO, COM A MANADA DE BÚFALOS EM DISPARADA AVANÇANDO EM DIREÇÃO AO SIMBA, É IMPACTANTE. OUTRO MOMENTO TOCANTE: SUA ENCENAÇÃO DE "HE LIVES IN YOU/ESTÁ EM TI", NA QUAL O CÉU ESTRELADO LENTAMENTE VAI TOMANDO A FORMA DE MUSTAFA, O REI MORTO. OU NA CENA EM QUE AS LEOAS, VELANDO-O, PUXAM FITAS DOS OLHOS SIMULANDO RIOS DE LÁGRIMAS... AS MÚSICAS, POR SINAL, TIVERAM SUAS VERSÕES EM PORTUGUÊS ADAPTADAS POR GILBERTO GIL. UM BELO ESPETÁCULO...

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ASTRO: BRUCE SPRINGSTEEN - BORN TO LAST

BRUCE SPRINGSTEEN NASCEU EM 1949 NUMA CIDADE DORMITÓRIO DE NEW JERSEY, ASBURY PARK, FILHO DE UM MOTORISTA DE TÁXI E DE UMA SECRETÁRIA. NÃO FOI UMA VIDA FÁCIL: "NA MINHA CASA, OS OBJETOS MAIS INDESEJÁVEIS ERAM MIHA GUITARRA E EU", DISSE CERTA VEZ. ANTES DE VIRAR CAPAS DAS REVISTAS TIME E NEWSWEEK NA MESMA SEMANA DE 1975, BRUCE ENFRENTOU BARRAS PESADAS. PRA COMEÇAR, AS INEVITÁVEIS COMPARAÇÕES COM BOB DYLAN. AFINAL, SUA VERBOSIDADE, SEU PROTESTO E O FATO DE AMBOS TEREM SIDO DESCOBERTOS PELO MESMO PRODUTOR (JOHN HAMMOND) E DE PERTENCEREM À MESMA GRAVADORA (CBS), INDICAVAM A DUVIDOSA E MORTÍFERA HONRA DE SER O 'NOVO DYLAN'. FELIZMENTE, SPRINGSTEEN É, NA ALMA E NA SONORIDADE, UM ROQUEIRO - E FOI ASSIM QUE APARECEU PARA A GRAVAÇÃO DE 'GREETINGS FROM ASBURY PARK', SEU PRIMEIRO DISCO, DE 1973.
EM 1975 VIRIA 'BORN TO RUN', CONQUISTANDO A AMÉRICA. A FAMA, AS PRESSÕES E O DINHEIRO O PERTUBARAM. MAS SE MANTEVE ÍNTEGRO, PRODUZINDO APENAS UM ÁLBUM A CADA DOIS ANOS. EM COMPENSAÇÃO, CADA LANÇAMENTO VINHA SEMPRE COM UM PERFECCIONISMO IMPRESSIONANTE: CANÇÕES EXATAS, LONGAS LETRAS, UM FUROR DE ENERGIA E CRIATIVIDADE ... TEM SIDO ASSIM DESDE ENTÃO. "BORN IN THE USA' (1984) É RESPONSÁVEL PELA EXPLOSÃO DA POPULARIDADE DO 'THE BOSS'(O APELIDO, DADO POR STEVE VAN ZANDT, REFERENDAVA SEU TALENTO)- EMBORA CLARAMENTE BASEADA NUMA ERRÔNEA INTERPRETAÇÃO DA IRÔNICA CANÇÃO-TÍTULO. TAMBÉM CONTRIBUIU A VISCERAL PARTICIPAÇÃO DO CANTOR NO CLIP 'WE ARE THE WORLD'.
40 ANOS DEPOIS, "OS CONCERTOS DE SPRINGSTEEN SEGUEM A SER A EFETIVAÇÃO DE UM DOS IDEIAIS MAIS ALMEJADOS DO POP: MÚSICAS ABSURDAMENTE POPULARES QUE SÃO, TAMBÉM, 'GREAT ROCK'N'ROOLL'!", NA PRECISA DEFINIÇÃO DA TIME. SÃO SHOWS QUE DEPENDEM DE INTENSIDADE E NÃO DE EFEITOS ESPECIAIS PARA CONTAGIAR E ENCANTAR ATÉ O ÚLTIMO ESPECTADOR NA ÚLTIMA FILEIRA DA ARENA. COMO SE VIU EM SÃO PAULO (VER ESPETÁCULO/SET'13) E NO ROCK IN RIO, DIAS ATRÁS.
BEN STILER, AO INTRODUZIR O HOMENAGEADO NA PREMIAÇÃO ANUAL DO KENNEDY CENTER, DISSE QUE BRUCE SERIA FILHO DA UNIÃO DE BOB DYLAN COM JAMES BROWN, LEMBRANDO, COM SEU HUMOR HABITUAL, QUE NÃO TERIA SIDO FÁCIL: UM CASAL INTERRACIAL E DO MESMO SEXO NAQUELES TEMPOS... A COMBINAÇÃO, CONTUDO, NÃO PODERIA SER MAIS PRECISA.